fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Relator da Reforma Tributária acata emenda de Plínio Valério na CCJ

Relator Roberto Rocha (PSDB-MA) acatou emenda do senador Plínio Valério (PSDB-AM) para preservar ZFM na CCJ que deve voltar aos debates e votar o texto na próxima semana.

16 de março de 2022

Compartilhe

Roberto Rocha, relator da proposta, espera que o texto seja votado pela CCJ e pelo Plenário do Senado na próxima semana (Foto: Gerado Magela/Agência Senado)

Sem consenso entre os senadores, a votação da PEC da Reforma Tributária (PEC 110/19) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve ficar para a próxima semana. O relator da PEC, senador Roberto Rocha (PSDB-MA) acatou emendas, dentre as 251 apresentadas no debate do projeto no colegiado, incluindo a do senador amazonense, Plínio Valério (PSDB).

O senador do Amazonas apresentou uma emenda, acatada pelo relator, que determina que o Estado amazônico participará da arrecadação do futuro Imposto de Bens e Serviços (IBS), decorrente de operações interestaduais originadas na Zona Franca de Manaus (ZFM).

A emenda visa assegurar competividade para a Zona Franca atrair investimentos e manter a arrecadação do Amazonas, já que, com a nova proposta, o tributo passa a ser arrecadado no Estado de consumo e não no de produção.

Mas ainda há indefinições para a Zona Franca na proposta apresentada pelo relator. O Senador Omar Aziz (PSD-AM) já havia adiantado ao RealTime1 que não há condições do projeto ser aprovado como está porque causa instabilidade jurídica no modelo de desenvolvimento. Segundo o senador, a PEC diz que a ZFM tem direitos a serem assegurados, mas submete o caso para aprovação de Leis complementares.

O senador Eduardo Braga destacou o adiamento da votação na CCJ, em uma rede social. “Com o apoio dos companheiros do @mdbnosenado, Simone Tebet (MS), Marcelo Castro (PI) e Fernando Bezerra (PE), que me representaram no colegiado, conseguimos transferir a votação da matéria para a próxima semana. Já que se trata de um tema extremamente importante para o País, inclusive para a Zona Franca de Manaus. Agradeço a contribuição de todos e, especialmente, a compreensão do presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), e de Roberto Rocha”, postou.

A proposta simplifica os tributos que incidem sobre consumo e produção, ao criar o modelo dual do Imposto de Valor Agregado (IVA). O IVA Subnacional será composto pelo Imposto de Bens e Serviços (IBS) — resultado da fusão do ICMS (imposto estadual) e do ISS (imposto municipal) — para estados e municípios. Na outra frente, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) unifica tributos federais (IPI, Cofins e Cofins-importação, PIS e Cide-combustíveis), arrecadados pela União e formará o IVA Federal.

Texto: Emerson Medina com informações da Agência Senado

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro aproveita ato religioso para comentar questão do IPI da ZFM

O presidente insiste em dizer o Amazonas não terá prejuízos com os decretos que foram assinados por ele a partir de fevereiro deste ano. Especialistas asseguram o contrário.

28 de maio de 2022

Alfredo Nascimento passa despercebido na agenda de Bolsonaro no AM

O ex-ministro dos Transportes é presidente do PL - mesma leganda do presidente - no Amazonas. Ao contrário de muitos, não teve destaque na agenda presidencial deste sábado.

28 de maio de 2022

‘Marcha’ inicia após Bolsonaro reunir com evangélicos no Teatro Amazonas

Esta é a primeira vez que o presidente vem ao Amazonas após assinar decretos que tiram a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM); aliados acompanham agenda.

28 de maio de 2022

Omar Aziz aprova repasses de mais de R$ 38 mi a sete municípios

Os repasses foram destinados a melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social nas cidades de Envira, Ipixuna, Guajará, Itamarati, Eirunepé.

28 de maio de 2022

Seminário aborda importância de mais participação da mulher na política

Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política.

28 de maio de 2022

Wilson Lima recepciona Bolsonaro e comitiva em Manaus

Wilson Lima recebeu Bolsonaro, que chega à capital para participar da Marcha Para Jesus, evento organizado pelas igrejas evangélicas, no estado.

28 de maio de 2022

Instituto Datafolha aponta que eleitores confiam na urna eletrônica

Pesquisa divulgada neste sábado (28), aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país. Enquanto 24% disseram não confiar.

28 de maio de 2022

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022