fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Rabdomiólise: feirantes apelam aos vereadores para combater desinformação

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) convocou uma tribuna popular com membros do sindicato dos feirantes para abordar a questão que diminuiu o movimento nas feiras.

29 de setembro de 2021

Compartilhe

O Amazonas possui 78 casos suspeitos de rabdomiólise e já registra o pior surto da história. No primeiro surto, em 2008, foram 27 casos e no segundo, em 2015, 74 casos. (Foto: Divulgação).

O Sindicato dos Feirantes do Amazonas cobrou, nesta quarta-feira (29), um combate mais efetivo à desinformação que relaciona o consumo de peixes a casos de rabdomiólise, enfermidade conhecida popularmente como “doença da urina preta”, no Amazonas.

O alerta foi dado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que convocou uma tribuna popular com membros do sindicato e um pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A proposta foi de autoria da vereadora Yomara Lins (PRTB).

O presidente do Sindicato dos Feirantes, David Lima, registrou que notícias falsas culpam o pescado pela disseminação da doença da urina preta e provocaram o sumiço de consumidores nas feiras da cidade.

Lima cobrou de órgãos sanitários, entre eles, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Governo do Amazonas, que intensifique ações de conscientização. “Não se vê nada, uma campanha de conscientização contra desinformação. Tudo por falta de uma informação precisa de técnicos da área”, disse.

Segundo ele, a região do Estado que registrou peixes contaminados fica no Baixo Amazonas, mais precisamente nos municípios de Itacoatiara e Urucurituba.

O sindicalista disse que, por causa do registro de casos no estado, alguns piscicultores precisaram descartar 100 toneladas de peixe. Ele afirma ainda que, atualmente, no setor de peixe da Manaus Moderna é possível “jogar futebol” em referência ao espaço vago no local em decorrência da ausência da clientela.

O pesquisador da Embrapa, Roger Crescêncio, explicou que o peixe de cativeiro não provoca a doença. Crescêncio esclarece que não é possível determinar como a contaminação ocorre. Conforme a explicação do pesquisador, a toxina não altera o gosto do peixe e que, duas horas após o consumo do pescado contaminado, a pessoa começa a passar mal.

“De 300 toneladas, são raríssimos os casos. São algumas contaminações na natureza. Nunca aconteceu na piscicultura”, destacou.

Um representante jurídico do sindicato pediu que o Governo do Amazonas compre e distribua o pescado para evitar que feirantes percam a renda. Eles também querem a criação de um auxílio emergencial para profissionais do peixe. Vereadores que acompanhavam a tribuna popular fizeram coro ao pedido.

O Amazonas possui 78 casos registrados de rabdomiólise, o que representa o pior surto da história. No primeiro, em 2008, foram 27 casos e no segundo, em 2015, 74 casos.

Do total de casos registrados neste ano, 63 (81%) estão em investigação epidemiológica e 15 (19%) foram descartados.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Disputa para o Governo do AM tem recorde de mulheres para posto de vice

Anne Moura, Ana Milena, Cristiane Balieiro, Rita Nobre e Vera Castelo Branco disputam a vaga. A lista de candidatos inclui Michiles, Tadeu de Souza e o Engenheiro Machadão.

8 de agosto de 2022

Wilson e Braga terão 60% do tempo de propaganda na TV e no rádio

O tempo que cada candidato terá na propaganda eleitoral está relacionado ao tamanho da bancada eleita em 2018 para a Câmara dos Deputados e abrangência das alianças formadas.

8 de agosto de 2022

Wilson garante ter dado condições para novas matrizes econômicas no AM

O governador disse que os investimentos em gás natural e potássio têm avançado e que tem criado condições para desenvolver os novos mercados para reduzir dependência da ZFM.

8 de agosto de 2022

Confira os candidatos às eleições 2022 pelo MDB no Amazonas

O MDB aposta na candidatura de Eduardo Braga e Anne Moura ao Governo do Amazonas, além de apoiar a reeleição de Omar Aziz. 25 nomes concorrem à Aleam e nove à Câmara Federal.

8 de agosto de 2022

Das seis candidaturas ao Senado no Amazonas, apenas uma é feminina

Apesar de os partidos terem confirmados os nomes dos candidatos ao Senado em convenções partidárias, nenhuma candidatura foi registrada ainda oficialmente no TSE.

8 de agosto de 2022

PMB é o primeiro partido do AM a registrar candidaturas no TSE

Entre os 25 candidatos, cinco são ex-vereadores. A lista inclui ex-secretário, professores, empresários, militares, líderes religiosos, contador e digital influencer.

8 de agosto de 2022

Lula declara ao TSE patrimônio de R$ 7,4 milhões menor do que em 2018

O valor é inferior ao declarado por Lula em 2018, quando afirmou ter R$ 8 milhões –na época, ele teve a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa.

8 de agosto de 2022

Justiça de São Gabriel da Cachoeira determina suspensão de shows

Shows de Barões da Pisadinha, Naiara Azevedo, Amado Batista e Anderson Freire em São Gabriel da Cachoeira está suspensão por liminar da Justiça do município.

8 de agosto de 2022