fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Podemos quer derrubar Roberto Cidade da presidência da Aleam

Partido ajuizou ação no Supremo Tribunal Federal e alega que a emenda à Constituição do Estado que trata da matéria não seguiu o devido processo legislativo.

15 de janeiro de 2021

Compartilhe

Roberto Cidade foi eleito em sessão polêmica, no dia 3 de dezembro do ano passado. (Foto:Divulgação)

A polêmica sessão que resultou na eleição da Mesa Diretora da Aleam para o segundo biênio da legislatura culminou em processo, no Supremo Tribunal Federal (STF), voltando à cena política em plena crise pandêmica.

O Podemos ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade 6626, contra a validade de norma da Constituição do Estado do Amazonas que definiu o momento para a escolha da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

A eleição foi viabilizada por meio de uma uma manobra que mudou a Constituição e as regras da eleição na Aleam. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi apelidada de “PEC Miojo” por ter sido aprovada em cerca de três minutos, mudando a Constituição Estadual

Além de Roberto Cidade, a chapa vencedora é composta por Josué Neto (1° vice-presidente), Mayara Pinheiro (2ª vice-presidente), Adjuto Afonso (3° vice-presidente), Delegado Péricles (secretário-geral), Álvaro Campelo (1° secretário), Sinésio Campos (2° secretário), Fausto Júnior (terceiro secretário), Felipe Souza (ouvidor) e Therezinha Ruiz (corregedora).

O ministro Gilmar Mendes é o relator da ação.

Combinação

O objeto de questionamento é a Emenda à Constituição do Estado (EC) 121/2020, que alterou o artigo 29, parágrafo 4º, inciso II.

De acordo com o Podemos, a eleição da Mesa Diretora deveria ter sido realizada no prazo de 30 dias, antes da última reunião ordinária da segunda sessão legislativa.

O partido alega que o processo para a aprovação da emenda tem diversos vícios formais de inconstitucionalidade, em violação a dispositivos da Constituição Federal.

PEC

A PEC que deu origem à alteração desrespeitou o processo legislativo e o princípio deliberativo das Casas Legislativas, segundo o Podemos.

O partido acusa os parlamentares de terem combinado previamente a manobra para eleger a chapa vencedora.

Pois, antes da assinatura e da tramitação do parecer da Comissão de Constituição e Justiça, o parecer da Comissão Especial já estava pronto e cadastrado no sistema digital da Assembleia Legislativa.

Deputados da sigla votaram na chapa

A medida, no entanto, soa incoerente. Visto que o deputado Wilker Barreto que inclusive é o presidente da sigla no estado foi um dos parlamentares que subscreveram a PEC.

Ele e o colega, Dermison Chagas, também do Podemos, até votaram na chapa de Roberto Cidade (PV) que disputou contra a chapa de Belão (PP).

Questionado sobre a nova posição do partido pela reportagem do RealTime1, o deputado foi irônico e não quis comentar o assunto, passando o contato do seu assessor. Já a assessoria de imprensa do parlamentar informou que não sabia responder, mas levantaria informações com a assessoria jurídica.

Texto: Daniela Tipiti

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Wilson Lima iniciou entrega do Auxílio Permanente em Maués e Parintins

No total, o Governo do Estado já levou a ajuda financeira para 20 cidades do interior. Em todo o estado, mais de 140 mil cartões já foram entregues.

27 de novembro de 2021

CPI da Covid: PGR envia ao STF dez medidas a serem adotadas após relatório

Os senadores do G7 - grupo majoritário da CPI - entregaram o relatório a Aras no dia 27 de outubro, um dia após o encerramento dos trabalhos da comissão.

27 de novembro de 2021

Bolsonaro: quem viajar da Argentina para o Brasil pode ter quarentena de 4 dias

Presidente diz que quem vem viaja da Argentina de carro para o Brasil não ha problemas. No entanto, quem viajar de avião tem que ficar quatro dias em quarentena.

27 de novembro de 2021

Coari: Justiça libera entrega de cartões do Auxílio Estadual e cestas básicas

No último dia 20, populares se revoltaram com o ex-prefeito de Coari, Adail Filho, após a juíza da eleição suplementar, Mônica do Carmo, ter proibido a entrega dos cartões.

26 de novembro de 2021

‘Dinheiro pro espaço’: Aleam compra direito de uso em satélite

Mesmo diante de uma grave crise econômica, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade não tem feito esforços para poupar o erário público.

26 de novembro de 2021

Plínio vota em Eduardo Leite e descarta Arthur Neto nas prévias do PSDB

'Manda quem tem mandato. E eu tenho', diz Plínio sobre disputa com Arthur. Avalia disputar a eleição para o Governo, mas não conta com a garantia de apoio do ex-prefeito.

26 de novembro de 2021

Prefeito reúne secretariado para alinhar estratégias econômicas para 2022

Entre os projetos está a construção de seis viadutos; o Mirante da Ilha de São Vicente; o Mirante “Encontro das Águas” Rosa Almeida; e a reforma de paradas de ônibus.

26 de novembro de 2021

Candidato à presidência pelo PSDB deve ser revelado neste sábado

Após cinco dias de suspensão por conta de problemas no aplicativo de votação, o PSDB vai retomar suas prévias presidenciais a partir deste sábado (27), das 8h às 17h.

26 de novembro de 2021