fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Omar e Braga travam luta política em torno de Yara Lins e Fausto Jr

Senadores pelo Amazonas divergiram sobre requerimentos apresentados por Omar Aziz para quebrar os sigilos de familiares da conselheira do Tribunal de Contas do Estado.

30 de junho de 2021

Compartilhe

Conselheira do TCE, Yara Lins é acusada por Omar Aziz de enriquecimento ilícito e de obter vantagens para que o filho tirasse o governador do relatório final da CPI da Saúde (Foto: Reprodução)

O depoimento de hoje (30), do empresário Carlos Wizard Martins, na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 do Senado Federal foi precedida por uma disputa aberta entre o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD), e o senador Eduardo Braga (MDB).

Os dois elevaram o tom do debate após Omar colocar em pauta, sem a antecedência de 48 horas previstas no regimento, quase 40 requerimentos pedindo quebras de sigilo telefônico e telemático (internet) de familiares da conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, mãe do deputado Fausto Júnior (MDB), que depôs na CPI no dia anterior (29).

Braga levantou uma questão de ordem sobre se colocar em votação tantos requerimentos sem eles terem sido incluídos na pauta com antecedência e a justificativa para se quebrar tantos sigilos.

Omar Aziz justificou que os requerimentos visam explicar os motivos de Fausto Júnior não ter pedido o indiciamento do governador Wilson Lima no relatório final da CPI de Saúde.

A questão “paroquial” do Amazonas contaminou a maior parte do início da sessão da CPI e só encerrou quando o senador Otto Alencar (PSD/BA) propôs que os dois senadores pelo Amazonas se entendessem num encontro privado e se colocou à disposição para fazer um procedimento cirúrgico que permitisse o fim da luta entre ambos, o que desanuviou o clima e fez todos os senadores rirem da brincadeira.

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Voto impresso pode gerar ‘mapismo’ e fraudes, defende Carlos Velloso

Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso, afirma que urna eletrônica é utilizada há 25 anos sem indícios de fraudes.

24 de julho de 2021

No Educa+Amazonas, Wilson vai pagar 14º e 15º salários à educação

O investimento previsto é de R$ 12,1 milhões investidos nos 14º e 15º salários e em premiações a servidores da educação.

24 de julho de 2021

CPI atuou ’em todas as angústias do povo brasileiro’ avalia Confúcio

Senador Confúcio Moura (MDB-RO), avaliou como positiva a atuação do colegiado no primeiro semestre de 2021 e demonstrou otimismo quanto a atuação para o segundo semestre.

24 de julho de 2021

Bancada gastou R$ 5,2 milhões com verba de gabinete em Brasília

Verba é destinada para a contratação de funcionários diretamente por cada um dos deputados do Amazonas em Brasília ou em escritórios montados no Estado.

24 de julho de 2021

Aleam concede 28 autorizações de viagens no recesso parlamentar

Após o início do recesso parlamentar a Aleam autorizou o pagamento de viagens e diárias para servidores da Casa. Destinos no Sul e Sudeste e Tabatinga foram os preferidos.

23 de julho de 2021

Luis Miranda chora após fim da parceria entre Precisa e Bharat Biotech

Chorando, o deputado Luis Miranda questionou ser chacota dos colegas e estar no conselho de Ética após depoimento à CPI da Covid-19.

23 de julho de 2021

David prorroga ‘Auxílio Manauara’ e amplia para outras 410 famílias

A prorrogação do auxílio será por mais três meses e foi anunciada nesta sexta-feira (23) pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Benefício vai comtemplar mais 410 famílias.

23 de julho de 2021

Bi Garcia confirma propostas para ser candidato a vice-governador

Embora esteja focado na administração municipal, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, disse que tem avaliado propostas para compor uma chapa como vice-governador nas eleições.

23 de julho de 2021