fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

‘Nenhum direito a menos para a ZFM’, dispara Omar após reunião da bancada

Bancada federal do Amazonas se reuniu nesta terça-feira para discutir os efeitos da liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moares contra decreto de redução de IPI.

10 de maio de 2022

Compartilhe

Alguns parlamentares da bancada federal se reuniram hoje em Brasília (Foto: Reprodução/Twitter/Omar Aziz)

O senador Omar Aziz (PSD), líder da bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional, disse, na tarde desta terça-feira (10), que os representantes do Estado não vão tolerar nenhuma tentativa de subtrair os direitos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

A declaração ocorreu após a reunião dos parlamentares hoje, em Brasília, para analisar os efeitos da liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em favor da ZFM.

Segundo Omar, parte da bancada se reuniu em Brasília e o entendimento é de que todos estão alinhados. “Estamos alinhados para a guerra que ainda vamos enfrentar pela economia do nosso Estado. Queremos o que está previsto na Constituição Federal”.

Presentes e ausentes na reunião

Além do líder da bancada, senador Omar Aziz, estiveram presentes na reunião os senadores Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB) e os deputados federais Sidney Leite (PSD), Bosco Saraiva (Solidariedade) e Zé Ricardo (PT). O deputado federal Marcelo Ramos, que também costuma participar das reuniões da bancada, está como presidente em exercício da Câmara Federal.

Os bolsonaristas Capitão Alberto Neto (PL) e Delegado Pablo (UB) não têm participado das últimas reuniões da bancada contra os decretos de redução do IPI. Os outros dois deputados da bacada, Silas Câmara (Republicanos) e Átila Lins (PSD) não participaram dos dois últimos encontros do grupo político em defesa da ZFM.

Decisão favorável à ZFM

Na última sexta-feira (6), uma decisão de Alexandre de Moraes revogou os efeitos de um dos decretos do Governo Federal que reduziu em 35% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e impactou negativamente a competitividade do principal modelo econômico do Amazonas.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), que teve liminar concedida por Moares, é de autoria da bancada federal e foi ingressada no STF pelo Solidariedade.

Amazonas tem sete Adins no STF contra decretos de redução do IPI

Além dessa ação, o Amazonas ingressou com outras seis ações no STF interpostas pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelo Governo do Amazonas (três ações), pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional) e pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM). No total, o Amazonas já ingressou com sete Adins no STF.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que Wilson Lima se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

O ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas concedeu entrevista à TV RealTime1 e falou sobre os planos que apresentará em Brasília caso seja eleito deputado federal.

26 de maio de 2022