fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

ICMS sobre combustíveis: Rodrigo Pacheco quer ouvir governadores

A Câmara já aprovou o projeto de lei que torna o ICMS invariável frente a variações do preço do combustível. O projeto ainda precisa ser votado pelos senadores.

15 de outubro de 2021

Compartilhe

Rodrigo Pacheco disse que o Senado tem vontade em agilizar pauta, mas vai priorizar diálogo (Foto: Agência Senado)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nesta quinta-feira (14) que pretende ouvir os governadores antes de submeter à votação o projeto que estabelece um valor fixo para a cobrança de ICMS sobre combustíveis.

Na quarta (13), a Câmara aprovou o substitutivo do relator, deputado Dr. Jaziel (PL-CE), ao Projeto de Lei Complementar 11/2020, do deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT). O texto obriga estados e Distrito Federal a especificar a alíquota para cada produto por unidade de medida adotada, que pode ser litro, quilo ou volume, e não mais sobre o valor da mercadoria. Na prática, a proposta torna o ICMS invariável frente a variações do preço do combustível ou de mudanças do câmbio.

“Não é possível antever o que vai ser a decisão do Senado Federal em relação a esse projeto, mas, por certo, tratando-se de ICMS, que é um imposto estadual, é muito importante ouvirmos os governadores dos estados para poder fazer a avaliação do projeto”,  disse Pacheco.

O presidente do Senado destacou, ainda, que o projeto será debatido em comissões e audiências públicas.

 “Obviamente, há o amadurecimento próprio do projeto de lei, considerando inclusive aquilo que os governadores estão apontando, que é uma queda na arrecadação dos estados. Então, vamos permitir o diálogo para que possamos ter a melhor conclusão possível”, disse Rodrigo Pacheco.

No entanto, o presidente do Senado destacou que há “maior boa vontade” em agilizar uma solução para o problema que permeia o preço dos combustíveis.

“Se o projeto tiver mesmo eficácia para resolver o preço dos combustíveis, vamos agilizar o máximo possível”, garantiu.

Fonte: Agência Senado

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Servidores da Aleam ganham reajuste salarial de até 38% a partir de janeiro

O reajuste acontecerá de maneira progressiva e chegará até 38%, conforme destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV).

2 de dezembro de 2021

Hissa, Meike e Orsine vão disputar vaga na Câmara Federal em 2002

PDT começou a fechar os nomes que irão compor a chapa do partido na disputa por uma vaga na Câmara Federal. Novidade é o nome do jornalista Meike Farias.

2 de dezembro de 2021

Luppi quer Carol Braz e Luiz Castro liderando chapa do PDT em 2022

Presidente do PDT, Carlos Luppi convidou, nesta quinta-feira, Carol Braz para ser a candidata do partido ao Governo do Estado. Luiz Castro brigaria por uma vaga no Senado.

2 de dezembro de 2021

Marcellus Campêlo apresenta nova etapa do Prosamin+ a Marcos Rotta

Para o vice-prefeito e secretário de Obras, Marcos Rotta, a nova etapa do Prosamin+, apresentada nesta quinta, se supera pelas soluções urbanísticas planejadas para Manaus.

2 de dezembro de 2021

PEC dos Precatórios é aprovada com voto favorável dos senadores do AM

Plínio Valério, Omar Aziz e Eduardo Braga votaram pela aprovação do texto que abre espaço fiscal no Orçamento da União para o pagamento do programa Auxílio Brasil.

2 de dezembro de 2021

Rachadinha: aguardando decisão, Silas celebra ‘ministro evangélico’

Julgamento sobre possível prática de rachadinha por Silas Câmara já foi adiado diversas vezes. Chegada de André Mendonça ao STF pode brecá-lo mais uma vez

2 de dezembro de 2021

Forças de segurança começam a chegar em Coari para garantir eleição

Município de Coari terá eleição suplementar no próximo domingo em clima de altíssima tensão entre os candidatos principais, que trocam ofensas e agressões diariamente.

2 de dezembro de 2021

Presidente do TCE-AM vai à Colômbia para encontro de controladores

Especialistas falarão sobre inteligência artificial e computação quântica no trabalho de controle fiscal, bem como a gestão de instituições de auditoria em direitos humanos.

2 de dezembro de 2021