fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Eleitora de 115 anos dá exemplo de cidadania e regulariza título no TRE

Regularização do título de eleitor deve ser até o dia 4 de maio de 2022. Serviço pode ser feito também pela internet através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

10 de novembro de 2021

Compartilhe

Dona Cacilda foi ao TRE acompanhada da filha para regularizar o título de eleitor (Foto: Divulgação)

Em 1906, Santos Dumont parava a cidade de Paris voando em seu mais-pesado-que-o-ar. Nesse ano, o Brasil era governado por Rodrigues Alves e o Amazonas, por Constantino Nery. Nesse ano nascia Cacilda Nascimento.

Com 115 anos, a matriarca viveu no período de duas guerras, duas pandemias, o auge e a decadência da era da borracha, a ascenção e a queda de regimes democráticos e ditatoriais, assim como a luta da mulher para votar e ser votada, direito adquirido em 1932.

Cacilda gosta de viajar, de ir à praia, enfim, gosta de viver a vida com uma alegria juvenil e, nesta semana, esteve no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para regularizar seu título.

Embora acompanhada pela filha, entrou caminhando sozinha, sem necessidade de qualquer amparo, esbanjando vigor e saúde. Seu interesse pela manutenção de seu cadastro na Justiça Eleitoral, que a habilita a votar nas eleições, é um exemplo para os jovens, de que a democracia depende de todos os cidadãos, independente de sua idade.

A regularização do documento pode ser feita pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o prazo também vale para os que desejam solicitar a emissão da primeira via, realizar transferência ou a atualização do documento.

Em 2022, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro. Já o segundo, se houver, será realizado no dia 30, do mesmo mês.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova PEC dos Precatórios

A PEC do senador Fernando Bezerra, que já passou pela Câmara dos Deputados, libera espaço fiscal em 2022 para o pagamento do programa social Auxílio Brasil.

1 de dezembro de 2021

Prazo para apresentação de emendas impositivas à LOA encerra hoje

O Governo estima o orçamento para o próximo ano fiscal em pouco mais de R$ 24 bilhões. Os deputados podem dispor de 1,2% da receita corrente líquida para emendas individuais.

1 de dezembro de 2021

Comissão de Educação ignora pedidos do Sinteam e frustra educadores

Sindicato que representa a categoria dos profissionais da Educação diz que a comissão não deu retorno de ofícios protocolados ao longo do ano; reajuste é uma das pautas.

1 de dezembro de 2021

STF mantém foro de Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas

A investigação que atinge o senador foi desidratada por decisões do STJ, que anulou a maior parte das provas colhidas em primeiro grau por considerar o juízo incompetente.

1 de dezembro de 2021

Deputados debatem prática de empinar moto como atividade desportiva

Deputada diz que o 'grau de moto' têm sido muitas vezes reprimido por agentes da polícia e por isso quer transformar a 'acrobacia' em esporte.

1 de dezembro de 2021

Destacando presença de deputados, Bolsonaro oficializa entrada no PL

Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro destacou que a cerimônia foi uma simples filiação ao partido e que não estava “lançando ninguém a cargo nenhum”.

30 de novembro de 2021

Plínio e Marcelo defendem emendas do relator e transparência na aplicação

Senador Plínio Valério e o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, defenderam o instrumento que possibilita liberação de recursos para o Estado e os municípios.

30 de novembro de 2021

Ministério Público do Amazonas vai investigar garimpagem no rio Madeira

MP-AM instalou inquérito civil público na última sexta-feira (26) para investigar "possíveis irregularidades" das balsas de garimpo que se amontoaram no Rio Madeira.

30 de novembro de 2021