domingo, 21 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Eleitora de 115 anos dá exemplo de cidadania e regulariza título no TRE

Regularização do título de eleitor deve ser até o dia 4 de maio de 2022. Serviço pode ser feito também pela internet através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
COMPARTILHE
eleitora

Em 1906, Santos Dumont parava a cidade de Paris voando em seu mais-pesado-que-o-ar. Nesse ano, o Brasil era governado por Rodrigues Alves e o Amazonas, por Constantino Nery. Nesse ano nascia Cacilda Nascimento.

Com 115 anos, a matriarca viveu no período de duas guerras, duas pandemias, o auge e a decadência da era da borracha, a ascenção e a queda de regimes democráticos e ditatoriais, assim como a luta da mulher para votar e ser votada, direito adquirido em 1932.

Cacilda gosta de viajar, de ir à praia, enfim, gosta de viver a vida com uma alegria juvenil e, nesta semana, esteve no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para regularizar seu título.

Embora acompanhada pela filha, entrou caminhando sozinha, sem necessidade de qualquer amparo, esbanjando vigor e saúde. Seu interesse pela manutenção de seu cadastro na Justiça Eleitoral, que a habilita a votar nas eleições, é um exemplo para os jovens, de que a democracia depende de todos os cidadãos, independente de sua idade.

A regularização do documento pode ser feita pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o prazo também vale para os que desejam solicitar a emissão da primeira via, realizar transferência ou a atualização do documento.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Em 2022, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro. Já o segundo, se houver, será realizado no dia 30, do mesmo mês.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

COMPARTILHE