fbpx

quarta, 03 de maro de 2021

‘Eleição da mesa diretora foi um contragolpe’, diz Roberto Cidade

Deputados governistas classificaram a apresentação da PEC que antecipou a eleição da mesa diretora, e resultou na vitória de Roberto Cidade, de “golpe” contra o executivo .

1 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Dos 24 deputados, 16 votaram na chapa encabeçada por Roberto Cidade para presidência da Casa. Foto: Reprodução/Youtube

O deputado estadual Roberto Cidade (PV) classificou a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em que foi escolhido presidente, como “contragolpe”.

“Houve pessoas que disseram que foi um golpe. Acredito que foi um contragolpe. União de várias pessoas que escolheram meu nome. Há 47 anos não acontecia uma eleição em que os deputados ganhavam contra o governo do estado. Foi uma eleição legítima. Assumimos e quero trabalhar”, declarou Cidade em coletiva de imprensa virtual nesta segunda-feira (1º).

A chapa de Cidade foi eleita em 3 de dezembro de 2020, por 16 votos, após aprovação de uma emenda constitucional “relâmpago” que antecipou a votação que foi marcada por acusações “de golpe” e “traição” pelos deputados governistas.

Relação entre os poderes

O presidente da Aleam disse que o legislativo irá atuar de forma independente e buscará o diálogo com o executivo.

Em discurso durante a posse de Cidade, o governador Wilson Lima (PSC) renovou os pedidos para que os poderes atuem de forma independente e harmônica. Ele disse que divergências são naturais, mas o equilíbrio deve prevalecer.

Prioridade

Roberto Cidade afirmou que o enfrentamento à pandemia da Covid-19 será pauta prioritária neste ano legislativo.

“Amanhã, teremos uma reunião com todos os prefeitos que quiserem participar, uns  na forma virtual e pouquíssimos presencial, para tratar do FTI. Queremos dar suporte para levar o recurso para o interior do estado para salvar vidas”.

Da redação

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Eleição Ufam: para Andrea Waichman, prioridade é ajustar ano letivo

A Professora-titular da Universidade Federal do Amazonas Andrea Waichman abriu, nesta terça-feira (2), a série de entrevistas com os candidatos à reitoria da Ufam.

2 de março de 2021

REALTIME1 entrevista hoje a candidata a reitora da Ufam Andrea Waichman

Professora-titular da Universidade Federal do Amazonas abre, nesta terça-feira às 20h, a série de entrevistas com os candidatos a reitores da instituição.

2 de março de 2021

Vanessa: retorno e encontro marcado com procuradores da Lava Jato

Conversas dos procuradores que estão no âmbito da operação Spoofing mostram procuradores da Lava Jato comemorando a derrota de Vanessa na eleição de 2018.

2 de março de 2021

Em meio à pandemia, Câmara está há quatro dias sem votar projetos

Na semana passada, os vereadores se encaixaram no feriado no Enem e não realizaram sessões plenárias. Nessa segunda e terça-feira também não houve votação de nenhum projeto.

2 de março de 2021

Polsin defende Zona Franca, mas silencia sobre ataques do Governo Federal

Durante sua fala na ALE-AM o superintendente Algacir Polsin disse que a ZFM cumpre o seu papel de colaborar com o crescimento da Amazônia Ocidental e preservação da floresta

2 de março de 2021

Tony Medeiros decide assumir a vaga na Assembleia após saída de Josué Neto

Josué Neto foi escolhido por unanimidade entre os deputados para assumir a vaga do seu pai, Josué Filho, para a vaga no conselho do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).

2 de março de 2021

Pela culatra: discurso raivoso Wilker rende elogios à atuação do governo

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

2 de março de 2021

Vereador lança plataforma gratuita de educação política para a população

Inicialmente serão abordados assuntos como a Constituição Federal, a divisão dos poderes, a competência legal dos vereadores e como funcionam as eleições no Brasil.

1 de março de 2021