O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou a liminar que suspendia a eleição realizada no dia 3 de dezembro na Aleam.
Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux decidiu que eleição de Roberto Cidade é legítima.
O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou a liminar do desembargador Wellington Araújo que suspendia a eleição para presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e, com isso, restabeleceu a validade da eleição na Casa Legislativa.
Com a decisão do ministro do STF, fica validada a eleição de Roberto Cidade para presidente da Aleam e Josué Neto como vice-presidente.
Abaixo a liminar:
Antes de começar o recesso parlamentar do final do ano, os deputados num rompante de pro-atividade elegeram o deputado Roberto Cidade (PV) para a presidência, mudando a Constituição do Estado para antecipar a eleição.
No dia 3, os deputados de oposição apresentaram e votaram uma PEC que adiantou em 14 dias a data de eleição da nova mesa diretora da Aleam, que aconteceria na última sessão ordinária do ano.
Em apenas três minutos a PEC foi apresentada, tramitou na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, foi votada e aprovada.
Na sequência, aconteceu a eleição na qual Roberto Cidade foi eleito com 16 votos, contra oito votos para Belarmino Lins.
Reportagem: DanielaTipiti
Leia Mais: