fbpx

terça, 02 de maro de 2021

Doses da vacina terminam em menos de uma semana em Manaus

Com número menor de doses, prefeitura redefine Plano de Vacinação. Vacinas encaminhadas pelo governo federal conseguirão imunizar apenas 34% dos profissionais de saúde. E só!

19 de janeiro de 2021

Compartilhe

Redução no número de doses da CoronaVac destinadas a Manaus foi determinada pelo Ministério da Saúde (Foto: Reprodução)

Com a cota de apenas 40.072 doses de vacinas, que só conseguirá imunizar 34% dos profissionais de saúde que atuam no município, na semana quem Manaus volta a estaca zero e o estoque de vacina estará zerado.

O estardalhaço feito pelo governo federal de que no dia 20 deste mês todo o Brasil estaria vacinando seus moradores serviu apenas para iludir os brasileiros. E, principalmente os manauaras, que enfrentam um colapso no sistema de saúde em função do número crescente de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus.

As doses de vacina não serão suficientes nem para imunizar os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19.

A redução na quantidade de doses do imunizante destinadas a Manaus, determinada pelo Ministério da Saúde, obrigou a prefeitura a repensar todo o plano estratégico para a vacinação dos profissionais incluídos nesta primeira fase da campanha.

As doses vacina devem ser aplicadas prioritariamente nos indígenas que vivem em aldeias.

“Tínhamos a capacidade de vacinar entre 60 e 80 mil pessoas por semana. Mas com esse número reduzido, nossa força-tarefa será de vacinar em tempo mais reduzido”, informou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Expectativa era de 101 mil doses

A expectativa da prefeitura de Manaus era receber 101. 115 doses, o que daria para imunizar 50.557 pessoas, aproximadamente, já que cada uma precisa receber duas doses do imunizante.

“Tivemos que redistribuir e realinhar todo o nosso fluxo, mas pretendemos começar pelos grandes hospitais. Começaremos ainda nesta tarde. Vamos redefinir e replanejar quais unidades serão atendidas hoje. Não podemos tirar o profissional da sua força de trabalho em um momento desse. Nós iremos até ele”, disse a secretária.

Ainda segundo Shádia Fraxe, com o número reduzido de profissionais a serem vacinados, a expectativa é encerrar os trabalhos em menos de uma semana.

Meta passa de 50% para 34%

Ainda de acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a meta era atender nesta primeira fase a pelo menos 50% dos 56.618 profissionais da saúde municipais que atuam na linha de frente contra a Covid-19.

“Não será possível. A gente vê que esse é um problema de distribuição para o Brasil inteiro e a gente espera que a produção das doses acelere. Essa é a expectativa e a esperança de todo mundo. Vamos começar com o que temos. São 40 mil doses, que na verdade são 20 mil”, explicou.

Reportagem: Lucas Raposo

Matéria atualizada às 15h30

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Vereador lança plataforma gratuita de educação política para a população

Inicialmente serão abordados assuntos como a Constituição Federal, a divisão dos poderes, a competência legal dos vereadores e como funcionam as eleições no Brasil.

1 de março de 2021

Defensoria Pública quer “delessários” de volta às atividades policiais

Wilson Lima (PSC) encaminhou à ALE-AM um novo Projeto de Lei para recolocar os delegados no cargo de comissários de polícia. O projeto não foi analisado por falta de quórum.

1 de março de 2021

Compra direta de vacinas terá tramitação rápida e fácil na Câmara Municipal de Manaus

Vereadores ouvidos pelo RealTime1 já se mostraram favoráveis a participação de Manaus no consórcio da Frente Nacional de Prefeitos para compra dos imunizantes.

1 de março de 2021

Ministério da Saúde tem um sério problema com registro de datas

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

1 de março de 2021

Senado debate lei que incentiva empresas a vacinar os trabalhadores

Projeto de lei garante as empresas incentivos fiscais para aquelas que por vontade própria adotem medidas para vacinar os trabalhadores delas

1 de março de 2021

Reunião com governadores pautará a PEC emergencial e socorro à saúde

A conversa do presidente da Câmara Federal, Artur Lira (PP-AL) com os chefes do executivo estadual vai de encontro as falas de Jair Bolsonaro (sem partido) nos últimos dias.

1 de março de 2021

Horário restrito deve causar aglomeração de praticantes nas academias de Manaus

A avaliação é de vereadores de Manaus que não concordam com o horário estabelecido pelo Governo. Eles defendem que o horário seja ampliado.

1 de março de 2021

Ministério Público dá posse aos novos membros do Conselho Superior

Novos conselheiros serão responsáveis pelas ações administrativas do Ministério Público do Estado do Amazonas e também pela discussão de diretivas internas

1 de março de 2021