O Amazonas, estado com o maior número de índios do país, escolheu a técnica em enfermagem, Vanda Ortega, para ser a primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19. Ela faz parte da etnia Witoto.
A indígena recebeu a vacina durante a solenidade realizada na noite desta segunda-feira (18), pelo Governo do Estado, onde o governador Wilson Lima apresentou o Plano Estadual de Imunização à imprensa.
Usando uma máscara onde estava grafado “Vidas indígenas importam”, Vanda falou da luta pela sobrevivência dos povos que vivem na cidade.
“Esse momento representa muito para meu povo. Venho do Parque das Tribos. Nesse momento, lá temos 32 indígenas positivos para Covid e, sozinhos, vamos montar um hospital para ajudar a salvar as vidas”, falou, virando-se para o governador e pedindo por apoio à causa.
“Nossos povos são, historicamente, negados por esse sistema de poder. É uma luta do nosso movimento e precisa ser garantido que todos sejam contemplados pela vacina. Cuidem dessa população que estão aqui na cidade. Que Tupana olhe por todos nós. Viva os povos indígenas”, completou a profissional após receber a primeira dose da Coronavac.
Vanda Ortega é da etnia Witoto. A profissional de saúde tem 33 anos e nasceu no município de Amaturá, mas desde 2002 vive na capital amazonense, onde atua na área há quase oito anos. Hoje, ela trabalha na Fundação Alfredo da Matta e dá assistência aos moradores do Parque das Tribos, onde reside.
Na solenidade, um representante de um dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do Amazonas recebeu, simbolicamente, o lote da vacina.
Texto: Rosianne Couto
Leia Mais: