fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Deputados desmentem Fausto Júnior sobre indiciamento de governadores

Após o depoimento conturbado do deputado Fausto Júnior à CPI da Covid no Senado, a sessão da Assembleia Legislativa focou em desfazer mentiras contadas pelo parlamentar.

30 de junho de 2021

Compartilhe

O deputado Delegado Péricles presidiu a CPI da Saúde e disse que nunca houve sugestão para indiciamento de governadores (Foto: divulgação/Aleam)

O tema central das discussões da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na sessão plenária desde quarta-feira (30) não poderia ser outro: o depoimento do deputado Fausto Júnior (MDB) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-1.

Segundo relato de seus colegas, o parlamentar mentiu sobre o indiciamento do governador do Estado nas investigações da CPI da Saúde, encerrada no ano passado na casa do poder legislativo estadual.

O deputado Delegado Péricles que presidiu a CPI da Saúde disse que em nenhum momento houve indicativo do relator para colocar o governador Wilson Lima (PSC) entre os 51 supostos culpados pelos desvios de recursos públicos da saúde em meio à pandemia, como Fausto afirmou na CPI do Covid no Senado.

“Não foi proposto pelo relator o pedido de indiciamento do governador do estado do Amazonas no relatório final em nenhum momento durante a CPI da Saúde. Na verdade há um entendimento de que por se tratar de crime comum que não cabe o indiciamento do governador do estado. Assim como não cabe o indiciamento do presidente da República no seio da CPI do Senado. Cabe ao poder legislativo apurar crimes de responsabilidade contra o governador do Estado”, pontou Péricles.

Segundo Péricles, a apuração de crimes comuns praticados pelo Poder Executivo não é uma competência da Aleam e por isso foram encaminhados todos os resultados para que a Procuradoria-Geral da República desse o encaminhamento.

Não houve votação

O mesmo fato foi esclarecido pelo deputado Serafim Correa que também colaborou com os trabalhos da comissão. Segundo o parlamentar nunca houve votação sobre a possibilidade de indicar governadores como havia afirmado Fausto Júnior aos senadores na CPI da Covid, neste terça-feira (29), na busca de culpar o governador.

“Essa proposta nunca ocorreu e essa votação também não. Eu quero que isso fique claro. Se não, amanhã nós seremos os vilões quando isso não ocorreu. Eu sou contra qualquer ataque, agressão ou ofensa de um deputado para outro deputado. Eu não estou aqui defendendo o deputado Fausto Junior, mas eu não posso ficar calado diante dessa situação”, esclareceu Serafim.

Vergonha nacional

Com o depoimento do Fausto, segundo o líder da oposição, deputado Wilker Barreto (Podemos) deixou claro que o parlamento estadual deveria ter dado continuidade às investigações. “A assembleia legislativa ontem passou vergonha nacionalmente. Nós fomos cobrados pelo Brasil. Todos os senadores questionaram o por quê dessa Casa não estar investigando”.

Wilker tenta em emplacar um novo processo de investigação às contas da Secretaria de Saúde do Amazonas, mas até agora foram recolhidas apenas quatro assinatura: a dele, de seu amigo de partido, deputado Dermilson Chagas, Delegado Péricles e de Nejmi Aziz, esposa de Omar Aziz (PSD) que preside a CPI da Covid.

Texto: Giovanna Marinho

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Auxílios e soluções tributárias foram destaque na Aleam durante a pandemia

Apesar da baixa quantidade de projetos propostos diretamente pelos parlamentares sobre ajuda financeira, a maioria recebeu celeridade na aprovação na Assembleia Legislativa.

23 de julho de 2021

Wilson Lima quer ‘transformar Amazonas’ com 13 projetos do Educa+

Abrangendo 13 projetos, o Educa+ busca transformar a educação em todos os 62 municípios com o intuito de formar estudantes com pensamentos mais críticos.

23 de julho de 2021

E-mails da Saúde atestam que Manaus serviu como ‘cobaia’ na pandemia

Documentos encaminhados a CPI da Covid mostram que Ministério mandou 11 médicos para Manaus no auge da segunda onda com a missão de disseminar uso do tratamento precoce.

23 de julho de 2021

Joice Hasselman é agredida e recebe solidariedade da bancada feminina

Deputada federal por São Paulo revelou que sofreu um possível 'atentado' enquanto assistia séries de televisão na sala do apartamento funcional onde mora em Brasília.

23 de julho de 2021

Criação de leis relacionadas à pandemia não foi prioridade na Aleam

Mesmo com 12% dos projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais tratando de temas relacionados à pandemia, apenas seis deles foram transformados em Lei.

22 de julho de 2021

Flávio Bolsonaro é vacinado no Rio e agradece ao pai ‘negacionista’

Após publicar, em janeiro, post em rede social dizendo que não se vacinaria, filho do presidente foi, nesta quinta-feira, a um posto de saúde e recebeu a dose da AstraZeneca.

22 de julho de 2021

Parceria entre Governo e Infraero vai modernizar aeródromos do AM

Há 13 aeródromos em oito calhas do Amazonas. Haverá a execução de projetos, captação de recursos e fiscalização de obras aeroportuárias no Estado.

22 de julho de 2021

Tenente do Exército fala em ‘meter fogo’ em índios isolados no AM

"Vocês têm de cuidar dos índios isolados, porque senão eu vou, junto com os marubos, meter fogo nos isolados”, disse Henry, durante reunião na aldeia Paulinho.

22 de julho de 2021