Adail Pinheiro busca uma vaga na Câmara dos Deputados e a sua irmã, deputada estadual Mayara Pinheiro, a reeleição na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Adail Pinheiro busca uma vaga na Câmara dos Deputados e a sua irmã, deputada estadual Mayara Pinheiro, a reeleição na Assembleia (Foto: Divulgação)
Os irmãos Pinheiro confirmaram que vão se filiar ao Republicanos, partido do deputado federal Silas Câmara. O ato de filiação vai ocorrer ainda nesta sexta-feira (1º).
Ex-filiados do Partido Progressista (PP), comandado no Amazonas pelos irmão Lins, o prefeito cassado de Coari, Adail Filho sairá em busca de uma vaga na Câmara Federal, enquanto a irmã, Mayara Pinheiro, vai concorrer à reeleição na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
No mesmo evento, o Republicanos vai revelar o nome dos candidatos a deputado federal e estadual do partido.
Pela nova legislação, cada partido só pode lançar candidatos até o número de vagas mais um. No caso, são oito vagas para a Câmara dos Deputados e 24 na Assembleia Legislativa.
Ambos têm boa densidade eleitoral nos municípios do interior, especialmente em Coari, reduto eleitoral da família Pinheiro.
Adail Filho foi cassado pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) em outubro do ano passado, em uma ação movida pela chapa derrotada nas eleições de 2020. O TSE acatou os argumento de que a reeleição de Adail configuraria um terceiro mandato do mesmo grupo familiar, o que é considerado inconstitucional.
Apesar disso, em dezembro do ano passado, o primo de Adail Filho, o ex-presidente da Câmara Municipal de Coari, Keitton Pinheiro (PP) foi eleito prefeito do município na eleição suplementar decretada pelo TSE.
Texto: Jefferson Ramos
Leia Mais: