Tribunal Superior Eleitoral manteve decisão do tribunal amazonense e, com isso, Coari terá eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito ainda com data a ser definida.
Adail Pinheiro (no centro), Adail Filho (à direira) e o vice-candidato a prefeito durante campanha para prefeito de Coari em 2020 (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Adail Filho, prefeito eleito em Coari na Eleição de 2020, teve o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde desta quinta-feira (7). Dos sete ministros da Corte, até às 16h (horário Manaus) de hoje, quatro votaram pela cassação da candidatura.Com isso, Coari terá uma eleição suplementar nos próximos dias. O dia ainda será anunciado pelo TSE.
Pelo entendimento do relator e dos demais ministros que votaram a favor da cassação, a vitória de Adail Filho para uma nova gestão na Prefeitura de Coari configurou um terceiro mandato consecutivo da família Pinheiro.
Adail já havia sofrido duas derrotas no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que decidiu pela cassação do candidatura e pela realização de novas eleições em Coari.
Ele está afastado do cargo desde dezembro do ano passado, quando o Tribunal o cassou. No entanto, a defesa ingressou com recurso no próprio TRE-AM e, posteriormente, também no TSE.
Hoje, a posição dos ministros do TSE reafirmam aos dos desembargadores do TRE-AM.
Atualmente, quem administra a Prefeitura de Coari é a presidente da Câmara Municipal do município, vereadora Dulce Menezes (MDB), que é tia de Adail Filho.
Texto: Isac Sharlon
Leia Mais: