fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Com a Aleam esvaziada mais uma vez, Cidade repensa trabalho híbrido

É a segunda vez que isso acontece só neste mês de abril. O presidente da Aleam, que antes defendia o trabalho híbrido, agora, quer o retorno das sessões presenciais.

20 de abril de 2022

Compartilhe

Aleam ficou esvaziada pela segunda vez neste mês. (Foto: João Onety)

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltou ficar esvaziada nesta quarta-feira (20), data que antecede o feriado de Tiradentes. É a segunda vez que isso acontece só neste mês de abril. O presidente da Casa, Roberto Cidade (UB), que antes defendia o trabalho híbrido – presencial e online – agora, repensa e quer os deputados trabalhando presencialmente.

Cidade disse que vai reunir com os deputados para definir o retorno das sessões presenciais.

“Eu sou a favor da volta das reuniões de modo presencial. Eu quero convocar os deputados para uma reunião e discutir isso. O Congresso Nacional já voltou, chegou a hora de voltarmos também”, afirmou.

Às 9h50 desta quarta, o pequeno expediente, momento em que cada parlamentar tem cinco minutos para fazer um pronunciamento, foi extinto por falta de deputados inscritos.

Adjuto Afonso (UB) afirmou que a manutenção das sessões de modo híbrido pode desgastar a imagem dos parlamentares. “A maioria das Assembleias já está presencial, o Congresso Nacional já está presencial, então acho que basta uma resolução da Mesa Diretora para a gente voltar presencial. Isso está desgastando nossa imagem perante a sociedade. Nós temos que voltar presencialmente imediatamente”, disse.

Wilker Barreto (Cidadania), que já havia pedido mais rigor nas sessões, elogiou o modelo mas defendeu que os colegas. “Eu vejo o sistema híbrido com um avanço, mas eu entendo que se o deputado realmente precisar se ausentar por um motivo de trabalho, ele peça autorização da mesa, viaje e participe, mas tem que participar, tem que aparecer”, ressaltou.

Casa esvaziada mais uma vez

Além de Roberto Cidade (UB), somente Alessandra Campelo (PSC), Fausto Junior (UB), Tony Medeiros (PL) e Carlinhos Bessa (PV) estavam presentes desde o começo da sessão desta quarta (20). Wilker Barreto (Cidadania) participou de forma virtual. Outros parlamentares chegaram no decorrer da sessão.

Hoje é o último dia de trabalho desta semana na Casa, já que nesta quinta-feira (21) é feriado de Tiradentes. Na quarta-feira passada (13), que também antecedia um feriado, o da Sexta-Feira Santa, apenas sete deputados estavam presentes.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que Wilson Lima se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

O ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas concedeu entrevista à TV RealTime1 e falou sobre os planos que apresentará em Brasília caso seja eleito deputado federal.

26 de maio de 2022

Pacheco quer ouvir governadores antes de votar projeto que limita ICMS

Temendo perdas de arrecadação, Estados prometem pressionar senadores e até mesmo ir ao STF para barrar a proposta que define teto de 17% para ICMS de combustíveis e energia.

26 de maio de 2022

‘Ele foi covarde e pequeno como sempre é’, diz Marcelo sobre Lira

Marcelo Ramos afirmou que sua saída do cargo de vice-presidente da Câmara foi uma questão política motivada pela ira de Bolsonaro e subserviência de Arthur Lira.

26 de maio de 2022

Bolsonaro planeja mais R$ 1,2 bi para trator e ignora famílias carentes

Ministério da Cidadania comprou 247 tratores e outras máquinas agrícolas usando recursos que deveriam ser direcionados para mitigar impacto da pandemia em comunidades pobres.

26 de maio de 2022

Roberto Jefferson usa estrutura do PTB para atacar STF, dizem ex-dirigentes

Parlamentares dizem que Roberto Jefferson utiliza pessoas da estrutura partidária "para proferir xingamentos a ministros e realizar manifestações em frente ao Supremo".

26 de maio de 2022

Senado aprova MP que altera incentivos para indústrias químicas

Aprovação da medida provisória teve a relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que aperfeiçoou o regime tributário cobrando contrapartidas do setor.

26 de maio de 2022

‘Não desisti, mas está muito difícil’, diz Plínio sobre candidatura ao Governo

O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou que nos próximos dias deve tomar a decisão final se premanece como pré-candidato ao Governo do Amazonas até as convenções partidárias.

26 de maio de 2022