sexta-feira, 29 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

'Deputado que trabalhar online vai ter que aparecer na tela', diz Cidade

Roberto Cidade (UB) afirmou que as sessões híbridas vieram pra ficar, mas garantiu que irá se reunir com os colegas deputados para definir uma regulamentação da modalidade.
COMPARTILHE
sessões híbridas

Nesta quarta-feira (6), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil) afirmou ao RealTime1 que as sessões híbridas vieram para ficar na rotina da Casa Parlamentar.

Questionado sobre o fato de que alguns deputados já não compareciam presencialmente à Aleam para os trabalhos legislativos e que o ‘costume’ foi levado à forma remota, Cidade disse que, a partir de agora, com a modalidade autorizada, os parlamentares terão que cumprir alguns requisitos, como estar logado e aparecer na tela.

”A minha intenção é só contar presença se a pessoa estiver logada e aparecendo na tela. Não vamos aceitar que o deputado participe de forma virtual dentro de um carro, temos várias coisas que ainda precisamos organizar”, disse o presidente da Casa, destacando que as definições acerca dos trabalhos virtuais serão formalizadas em breve, após reunião com os deputados.

Cidade defendeu os colegas de parlamento, ressaltando que apesar das sessões híbridas, os 24 parlamentares têm participado e votado matérias importantes. No entanto, para quem acompanha o trabalho diário da Casa, é comum observar que muitos ali sequer fazem o uso da palavra.

”Alguns colegas estão abusando”, diz Wilker Barreto

O deputado Wilker Barreto (Cidadania) acha justo criar regras para que as sessões híbridas sejam oficiais na Aleam. Para ele, há “colegas abusando”.

”Eu sou a favor de que nós possamos continuar, mas por exemplo, em uma viagem a Brasília ou ao interior, a mesa diretora precisa autorizar, porque você pode trabalhar de onde estiver”.

Barreto disse ainda, que mesmo virtualmente, trabalha e aproveitou para alfinetar outros parlamentares.

”Às vezes eu preciso acompanhar a minha mãe por motivos de saúde, mas nem por isso eu deixo de trabalhar. Acho isso [modo híbrido] um avanço, só que, na minha opinião, há colegas que estão abusando”.

Belão, o decano da Aleam, quer fim das sessões híbridas

Para o deputado Belarmino Lins (PP), as sessões totalmente presenciais devem ser retomadas na Casa.

Belão justifica o pedido levando em consideração a cobertura vacinal acima em Manaus, que indica que 70% da população está vacinada contra a Covid-19, e a notória redução de casos da doença em todo o Amazonas

”Tendo em vista o decreto do governador Wilson Lima, embasado em dados seguros dos órgãos de controle sanitário e também relevando a postura do prefeito David Almeida em Manaus, seguindo as recomendações da Semsa, acreditamos não haver mais razões para a Aleam prosseguir com as sessões remotas’, argumentou o deputado de 76 anos.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

COMPARTILHE
MAPA DA DESIGUALDADE