fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

‘Deputado que trabalhar online vai ter que aparecer na tela’, diz Cidade

Roberto Cidade (UB) afirmou que as sessões híbridas vieram pra ficar, mas garantiu que irá se reunir com os colegas deputados para definir uma regulamentação da modalidade.

6 de abril de 2022

Compartilhe

Deputados estão trabalhando de maneira híbrida desde o início da pandemia em 2020 (Foto: João Luiz Onety/Portal RealTime1)

Nesta quarta-feira (6), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil) afirmou ao RealTime1 que as sessões híbridas vieram para ficar na rotina da Casa Parlamentar.

Questionado sobre o fato de que alguns deputados já não compareciam presencialmente à Aleam para os trabalhos legislativos e que o ‘costume’ foi levado à forma remota, Cidade disse que, a partir de agora, com a modalidade autorizada, os parlamentares terão que cumprir alguns requisitos, como estar logado e aparecer na tela.

”A minha intenção é só contar presença se a pessoa estiver logada e aparecendo na tela. Não vamos aceitar que o deputado participe de forma virtual dentro de um carro, temos várias coisas que ainda precisamos organizar”, disse o presidente da Casa, destacando que as definições acerca dos trabalhos virtuais serão formalizadas em breve, após reunião com os deputados.

Cidade defendeu os colegas de parlamento, ressaltando que apesar das sessões híbridas, os 24 parlamentares têm participado e votado matérias importantes. No entanto, para quem acompanha o trabalho diário da Casa, é comum observar que muitos ali sequer fazem o uso da palavra.

”Alguns colegas estão abusando”, diz Wilker Barreto

O deputado Wilker Barreto (Cidadania) acha justo criar regras para que as sessões híbridas sejam oficiais na Aleam. Para ele, há “colegas abusando”.

”Eu sou a favor de que nós possamos continuar, mas por exemplo, em uma viagem a Brasília ou ao interior, a mesa diretora precisa autorizar, porque você pode trabalhar de onde estiver”.

Barreto disse ainda, que mesmo virtualmente, trabalha e aproveitou para alfinetar outros parlamentares.

”Às vezes eu preciso acompanhar a minha mãe por motivos de saúde, mas nem por isso eu deixo de trabalhar. Acho isso [modo híbrido] um avanço, só que, na minha opinião, há colegas que estão abusando”.

Belão, o decano da Aleam, quer fim das sessões híbridas

Para o deputado Belarmino Lins (PP), as sessões totalmente presenciais devem ser retomadas na Casa.

Belão justifica o pedido levando em consideração a cobertura vacinal acima em Manaus, que indica que 70% da população está vacinada contra a Covid-19, e a notória redução de casos da doença em todo o Amazonas

”Tendo em vista o decreto do governador Wilson Lima, embasado em dados seguros dos órgãos de controle sanitário e também relevando a postura do prefeito David Almeida em Manaus, seguindo as recomendações da Semsa, acreditamos não haver mais razões para a Aleam prosseguir com as sessões remotas’, argumentou o deputado de 76 anos.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Pacheco quer ouvir governadores antes de votar projeto que limita ICMS

Temendo perdas de arrecadação, Estados prometem pressionar senadores e até mesmo ir ao STF para barrar a proposta que define teto de 17% para ICMS de combustíveis e energia.

26 de maio de 2022

‘Ele foi covarde e pequeno como sempre é’, diz Marcelo sobre Lira

Marcelo Ramos afirmou que sua saída do cargo de vice-presidente da Câmara foi uma questão política motivada pela ira de Bolsonaro e subserviência de Arthur Lira.

26 de maio de 2022

Bolsonaro planeja mais R$ 1,2 bi para trator e ignora famílias carentes

Ministério da Cidadania comprou 247 tratores e outras máquinas agrícolas usando recursos que deveriam ser direcionados para mitigar impacto da pandemia em comunidades pobres.

26 de maio de 2022

Roberto Jefferson usa estrutura do PTB para atacar STF, dizem ex-dirigentes

Parlamentares dizem que Roberto Jefferson utiliza pessoas da estrutura partidária "para proferir xingamentos a ministros e realizar manifestações em frente ao Supremo".

26 de maio de 2022

Senado aprova MP que altera incentivos para indústrias químicas

Aprovação da medida provisória teve a relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que aperfeiçoou o regime tributário cobrando contrapartidas do setor.

26 de maio de 2022

‘Não desisti, mas está muito difícil’, diz Plínio sobre candidatura ao Governo

O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou que nos próximos dias deve tomar a decisão final se premanece como pré-candidato ao Governo do Amazonas até as convenções partidárias.

26 de maio de 2022

TSE aprova federação entre PSDB e Cidadania; partidos ficam juntos por 4 anos

Criado para salvar partidos pequenos, a federação pode facilitar a eleição de quadros a cargos proporcionais, como é o caso dos deputados federais.

26 de maio de 2022

Câmara pode votar sobre venda direta de etanol aos postos de combustíveis

A Medida Provisória 1100/22 faz ajustes na tributação da comercialização de etanol para viabilizar a venda direta do combustível dos produtores ao varejo.

26 de maio de 2022