fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

Coari: margem de erro em pesquisa para prefeito é questionada

Para que a margem de erro fosse de 3.6% seriam necessárias entrevistas com ao menos 729 eleitores. Com 380 entrevistados, a margem de erro é de 5% para mais ou para menos.

24 de novembro de 2021

Compartilhe

Eleição em Coariv em sendo disputada em "clima de guerra" e ânimos estão acirrados.

Pesquisa de intenção de votos para a sucessão eleitoral em Coari, divulgada nesta quarta-feira (24) para a escolha do prefeito de Coari – que acontece no próximo dia 5 de dezembro – pode conter erro estatístico na margem de erro apontada como de 3.6% para mais ou para menos.g

Leitores do RealTime1 entraram em contato com a redação para denunciar o que classificam como “indução proposital” para confundir os eleitores.

O estudo eleitoral, que entrevistou 380 pessoas no período de 18 a 21 de novembro deste ano, foi divulgada por alguns sites no Amazonas.

A Pontual Pesquisa aponta o candidato Keitton Pinheiro (PP) liderando a disputa com 49,9% das intenções de votos válidos e o candidato Robson Tiradentes (PSC) com 37%, em segundo lugar.

O site da empresa mineira OpinionBox que disponibiliza uma calculadora eletrônica on-line, e que pode ser consultada gratuitamente por qualquer pessoa, ajuda a entender a discrepância estatística.

Conforme os prints abaixo, e considerando que Coari possui 44.700 eleitores, para que a margem de erro fosse de 3.6% seriam necessárias entrevistas com ao menos 729 eleitores.

Com 380 entrevistados, a margem de erro é de 5% para mais ou para menos.

Especialistas consultados pelo RealTime1 confirmaram que os números apontados pela calculadora da disponibilizada pela Opinião Box estariam corretos.

Motivo do debate técnico: com a margem de erro de 5%, a vantagem pró Keitton poderia variar de 3% a 23%.

A OpinionBox, que tem cerca de 8 anos no mercado, e informa em seu site que já atendeu mais de 1.000 empresas de diversos tamanhos e segmentos com soluções multiplataformas, tem entre seus clientes, empresas como Unilever, Cacau Show, Serasa, Caixa Segurandora, Faber Castel, Bauducco, SmartFit e Pay-Pal.

Instituto indicou vitória de Amazonino sobre David

Esta não e a primeira vez que o Instituto Pontual teve seus resultados sob polêmica. Na última eleição para prefeito, pesquisa de boca-de-urna da empresa apontou Amazonino como o novo prefeito de Manaus com 51,5% e David Almeida com 48,5%.

O resultado foi o inverso: David Almeida ganhou a eleição com 51,37% e Amazonino teve 48,73%.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

BID aprova empréstimo de 80 milhões de dólares para o Prosamin+

Processo segue para o Senado para a aprovação da Operação de Crédito Internacional pela União, antes da assinatura do contrato

2 de dezembro de 2021

Plínio quer saber de onde partiu ordem de queimar flutuantes no rio Madeira

Plínio Valério acredita que o governo brasileiro, em termos de mineração, vem sendo levado a cumprir leis "paridas" na Europa por "forças estranhas".

2 de dezembro de 2021

Senado aprova André Mendonça para ocupar vaga de ministro no STF

O próximo passo para a entrada de Mendonça no STF é a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU), em um decreto assinado pelo chefe do Executivo.

1 de dezembro de 2021

Comissão de Justiça do Senado aprova André Mendonça para o STF

Após 4 meses de espera, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a indicação de André Mendonça ao STF. Placar foi de 18 votos a favor e 9 contra.

1 de dezembro de 2021

Câmara adia votação de projetos para homenagear secretário de David

O secretário de feiras Renato Júnior recebeu a medalha de ouro Guilherme Moreira na área de comércio. Sessão solene inviabilizou votação de pauta com 14 projetos de lei.

1 de dezembro de 2021

PDT flerta com Carol Braz de olho no Governo do Amazonas em 2022

Carol Braz confirmou ao RealTime1 que terá reunião nesta quinta-feira (2) com o presidente do PDT Nacional, Carlos Luppi, sobre o convite para se filiar ao partido.

1 de dezembro de 2021

Clientes devem ser notificados antes de vistoria em medidores de água ou luz

Projeto de lei foi de autoria dos deputados Sinésio Campos, Carlinhos Bessa e Dermilson Chagas, que são membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da Amazonas Energia.

1 de dezembro de 2021

Wilson anuncia entrega da AM-070 duplicada para o dia 20 de dezembro

Governador fez o anúncio enquanto fiscalizava a pavimentação dos últimos 300 metros da estrada; próxima etapa é a instalação de 11 quilômetros de sinalização da rodovia.

1 de dezembro de 2021