Serafim disse que situação chegou nesse estágio por conta de uma vingança de Bolsonaro contra Omar e Braga. O deputado citou, ainda, a "hipocrisia" de Paulo Guedes.
Serafim afirmou que o principal objetivo da redução do IPI era conter a inflação, algo que não aconteceu (Foto: Reprodução)
Na manhã desta terça-feira (26), o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro da Economia, Paulo Guedes, em relação ao decreto que fragilizou a competitividade da Zona Franca de Manaus. Para o parlamentar, a situação pode ser uma vingança de Bolsonaro aos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB). Ele chegou a dizer que o presidente é um político “com P minúsculo”.
Serafim afirmou que o imbróglio envolvendo a redução do IPI e a Zona Franca de Manaus é culpa de um atrito entre Bolsonaro e políticos locais. O parlamentar exibiu um vídeo em que Bolsonaro cita os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga e insinua: ”imaginem Manaus sem a Zona Franca”.
”Eu quero dizer o seguinte, tudo isso que aconteceu é uma questão pessoal do presidente da República com políticos do Amazonas. E aí, ele quer se vingar dos políticos, se vingando do povo. Isso é um absurdo, isso não é ser estadista, isso é ser um político pequeno com P minúsculo”.
O deputado pediu que a população não seja penalizada e que a discussão seja resolvida com as pessoas envolvidas. ”Agora, se ele tem algum problema com um ou com outro, ele que resolva com as pessoas e não prejudique o Estado por conta de uma desavença pessoal que teve com os dois senadores do Amazonas”, completou.
Serafim ainda fez uma provocação ao governo federal sobre a falta de investimentos no Estado. ”Você sabe qual foi o maior investimento do governo atual no Amazonas? A ponte de São Gabriel da Cachoeira (feita de madeira). Essa ponte custou R$ 700 mil e R$ 2 milhões para irem lá inaugurar”, disse.
Na tribuna, Serafim exibiu uma entrevista em que Paulo Guedes fala sobre a simplificação de impostos e da manutenção do Polo Industrial de Manaus (PIM) que, segundo o ministro, seria algo inalterável. ”Olha a cara de pau dele, olha a hipocrisia. Ele não simplificou nenhum imposto no Brasil”, rebateu Serafim, ao comentar o vídeo.
Para o deputado, Guedes agiu com má-fé. ”O Paulo Guedes não é um ignorante, ele é um homem que conhece a economia e sabe muito bem o que está fazendo. Agora eu posso dizer que ele é um cara de pau, ele faz mal à Zona Franca sabendo que estava fazendo mal e ainda com o sorriso de desdém, de chacota e de hipocrisia”, afirmou.
Para exemplificar as dificuldades na estrutura e na logística da região, Serafim também usou um mapa que mostra as cidades à noite.
”Vejam onde tem energia, é no Sudeste. A Amazônia não tem condições de investimentos porque é uma área desigual. Nós não temos sequer energia. Aí ele vem, melhora as condições de investimento em São Paulo e, obviamente, que as empresas vão ter que escolher e na hora que diminui as vantagens tributárias para vir para Manaus, é claro que essa empresa vai optar por São Paulo”, argumentou.
Texto: João Luiz Onety
Leia Mais: