fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

‘Bolsonaro é um político com P minúsculo’, diz Serafim sobre decreto do IPI

Serafim disse que situação chegou nesse estágio por conta de uma vingança de Bolsonaro contra Omar e Braga. O deputado citou, ainda, a "hipocrisia" de Paulo Guedes.

26 de abril de 2022

Compartilhe

Serafim afirmou que o principal objetivo da redução do IPI era conter a inflação, algo que não aconteceu (Foto: Reprodução)

Na manhã desta terça-feira (26), o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro da Economia, Paulo Guedes, em relação ao decreto que fragilizou a competitividade da Zona Franca de Manaus. Para o parlamentar, a situação pode ser uma vingança de Bolsonaro aos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB). Ele chegou a dizer que o presidente é um político “com P minúsculo”.

Serafim afirmou que o imbróglio envolvendo a redução do IPI e a Zona Franca de Manaus é culpa de um atrito entre Bolsonaro e políticos locais. O parlamentar exibiu um vídeo em que Bolsonaro cita os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga e insinua: ”imaginem Manaus sem a Zona Franca”.

”Eu quero dizer o seguinte, tudo isso que aconteceu é uma questão pessoal do presidente da República com políticos do Amazonas. E aí, ele quer se vingar dos políticos, se vingando do povo. Isso é um absurdo, isso não é ser estadista, isso é ser um político pequeno com P minúsculo”.

O deputado pediu que a população não seja penalizada e que a discussão seja resolvida com as pessoas envolvidas. ”Agora, se ele tem algum problema com um ou com outro, ele que resolva com as pessoas e não prejudique o Estado por conta de uma desavença pessoal que teve com os dois senadores do Amazonas”, completou.

Serafim ainda fez uma provocação ao governo federal sobre a falta de investimentos no Estado. ”Você sabe qual foi o maior investimento do governo atual no Amazonas? A ponte de São Gabriel da Cachoeira (feita de madeira). Essa ponte custou R$ 700 mil e R$ 2 milhões para irem lá inaugurar”, disse.

Paulo Guedes é um cara de pau‘, diz Serafim

Na tribuna, Serafim exibiu uma entrevista em que Paulo Guedes fala sobre a simplificação de impostos e da manutenção do Polo Industrial de Manaus (PIM) que, segundo o ministro, seria algo inalterável. ”Olha a cara de pau dele, olha a hipocrisia. Ele não simplificou nenhum imposto no Brasil”, rebateu Serafim, ao comentar o vídeo.

Para o deputado, Guedes agiu com má-fé. ”O Paulo Guedes não é um ignorante, ele é um homem que conhece a economia e sabe muito bem o que está fazendo. Agora eu posso dizer que ele é um cara de pau, ele faz mal à Zona Franca sabendo que estava fazendo mal e ainda com o sorriso de desdém, de chacota e de hipocrisia”, afirmou.

Para exemplificar as dificuldades na estrutura e na logística da região, Serafim também usou um mapa que mostra as cidades à noite.

”Vejam onde tem energia, é no Sudeste. A Amazônia não tem condições de investimentos porque é uma área desigual. Nós não temos sequer energia. Aí ele vem, melhora as condições de investimento em São Paulo e, obviamente, que as empresas vão ter que escolher e na hora que diminui as vantagens tributárias para vir para Manaus, é claro que essa empresa vai optar por São Paulo”, argumentou.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Instituto Datafolha aponta que eleitores confiam na urna eletrônica

Pesquisa divulgada neste sábado (28), aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país. Enquanto 24% disseram não confiar.

28 de maio de 2022

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022

Com Bolsonaro, Marcha para Jesus acontece hoje em Manaus

Presidente desembarca pela manhã no aeroporto Eduardo Gomes, almoça com militares no Comando Militar da Amazônia e depois encontra com religiosos na Marcha para Jesus.

28 de maio de 2022

Número de eleitores entre jovens e mulheres cresce no Amazonas

O analista político Helso do Carmo, afirmou ao RealTime1 que o crescimento no número de eleitores já é aguardado e que, apesar de pequeno, deverá alterar o cálculo das vagas.

28 de maio de 2022

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022