Governador diz que conversa com equipe do Ministério da Economia e que espera reunião com Bolsonaro sobre o IPI até quarta-feira, mas não descarta recorrer judicialmente.
Wilson Lima disse que Adin da bancada amazonense contra decreto do IPI é bem-vinda e que o momento pede união (Foto: Tacio Melo/Secom)
O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), disse, nesta quinta-feira (21), que espera conversar com o presidente Bolsonaro (PL) sobre a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até a próxima quarta-feira (27). Enquanto o novo encontro não acontece, ele avaliou como positiva a proposta da bancada amazonense de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter o decreto do IPI.
“Eu estou esperando uma confirmação do presidente Bolsonaro, mas deve ser até quarta-feira”, disse Wilson Lima. Ele explicou que conversa com membros da equipe do Ministério da Economia e que continua trabalhando para a edição de um novo decreto sobre o IPI, sem que a Zona Franca de Manaus (ZFM) seja prejudicada.
O governador também informou que não está descartada a possibilidade do Estado ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o decreto de Bolsonaro que reduziu a alíquota do IPI no País, reduzindo as vantagens da ZFM.
“Em paralelo a essas conversas, continuamos com a construção da nossa peça jurídica. Não está descartada nenhuma possibilidade. É preciso agir de forma estratégica porque essa é uma questão muito delicada’, disse o governador.
Sobre outras iniciativas como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que a bancada amazonense no Congresso deve ingressar contra o decreto do IPI, Wilson Lima disse que todo o esforço que é feito nesse momento para garantir a competitividade da Zona Franca de Manaus “é sempre bem-vindo”.
“Esse é o momento que todo o Estado do Amazonas tem que se unir em prol de uma luta que é sobre todos nós. A nossa sobrevivência depende disso”, acrescentou.
Texto: Emerson Medina
Leia Mais: