fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Wilson diz que esforço da bancada do AM contra decreto do IPI é bem-vindo

Governador diz que conversa com equipe do Ministério da Economia e que espera reunião com Bolsonaro sobre o IPI até quarta-feira, mas não descarta recorrer judicialmente.

21 de abril de 2022

Compartilhe

Wilson Lima disse que Adin da bancada amazonense contra decreto do IPI é bem-vinda e que o momento pede união (Foto: Tacio Melo/Secom)

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), disse, nesta quinta-feira (21), que espera conversar com o presidente Bolsonaro (PL) sobre a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até a próxima quarta-feira (27). Enquanto o novo encontro não acontece, ele avaliou como positiva a proposta da bancada amazonense de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter o decreto do IPI.

“Eu estou esperando uma confirmação do presidente Bolsonaro, mas deve ser até quarta-feira”, disse Wilson Lima. Ele explicou que conversa com membros da equipe do Ministério da Economia e que continua trabalhando para a edição de um novo decreto sobre o IPI, sem que a Zona Franca de Manaus (ZFM) seja prejudicada.

O governador também informou que não está descartada a possibilidade do Estado ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o decreto de Bolsonaro que reduziu a alíquota do IPI no País, reduzindo as vantagens da ZFM.

“Em paralelo a essas conversas, continuamos com a construção da nossa peça jurídica. Não está descartada nenhuma possibilidade. É preciso agir de forma estratégica porque essa é uma questão muito delicada’, disse o governador.

Sobre outras iniciativas como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que a bancada amazonense no Congresso deve ingressar contra o decreto do IPI, Wilson Lima disse que todo o esforço que é feito nesse momento para garantir a competitividade da Zona Franca de Manaus “é sempre bem-vindo”.

“Esse é o momento que todo o Estado do Amazonas tem que se unir em prol de uma luta que é sobre todos nós. A nossa sobrevivência depende disso”, acrescentou.

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022