fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Barra Torres confirma versão de Mandetta para mudança de bula

Minuta de um decreto presidencial para mudança da bula da cloroquina para incluir efeitos contra Covid recebeu a segunda confirmação por parte do presidente da Anvisa.

11 de maio de 2021

Compartilhe

Uso de cloroquina é recomendado pelas autoridades sanitárias apenas contra doenças autoimunes e a malária (Foto: Reprodução)

A proposta do Planalto para a mudança na bula da hidroxicloroquina, revelada pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta foi confirmada pelo presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, na manhã desta terça-feira (11).

De acordo com o presidente da Anvisa, a reunião do grupo executivo ministerial e a Agência ocorreu no quarto andar do Palácio do Planalto. Estiveram presentes no encontro quatro ministros de Jair Bolsonaro, entre eles o ministro chefe da Casa Civil, General Braga Neto, Mandetta, a médica Nise Yamaguchi, virtual criadora do possível decreto, e um outro médico sentado ao lado dela ao qual Torres disse não recordar o nome.

A ideia foi defendida, segundo Barra Torres, por Nise Yamaguchi e a proposição foi prontamente rechaçada por Barra Torres, provocando uma reação deselegante para dizer que aquilo não poderia ser feito por transgredir as regra sanitárias.

“Só quem pode modificar uma bula de um medicamento registrado é a agência reguladora daquele país, desde que solicitado pelo detentor do registro”, explicou o presidente do órgão.

A reunião não durou muito após a negação da proposta de mudança da bula para incluir a recomendação para o tratamento da Covid-19. Barra Torres finalizou dizendo que não tem informação de quem seria o autor da ideia, mas revelou que Yamaguchi foi enfática na defesa da proposta.

Texto: Giovanna Marinho

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Especialistas em Saúde são contrários, mas Alemão quer comércio 100% aberto

Empresário e parlamentar, William Alemão afirma que maioria das pessoas dos grupos de risco para a Covid-19 está imunizada e que cenário é ideal para flexibilizar medidas.

25 de junho de 2021

Agenda antiambiental de Bolsonaro pode prejudicar Zona Franca de Manaus

A transgressão de compromissos internacionais para a preservação da floresta amazônica pode acarretar boicotes a produtos brasileiros em outros países.

25 de junho de 2021

Maioria do STF impede convocação de governadores pela CPI da Covid

Os ministros seguem decisão individual da ministra Rosa Weber, que suspendeu as convocações de governadores determinadas pela CPI da Pandemia.

24 de junho de 2021

Por ordem de Alexandre de Moraes, Daniel Silveira é preso novamente

O ministro do STF alega em sua decisão que Daniel Silveira violou mais de 30 vezes as regras da prisão domiciliar que o deputado está cumprindo desde o início do ano.

24 de junho de 2021

Câmara autoriza candidatura de gestor multado por conta irregular

A lei aprovada por 345 favoráveis, 98 contrários e quatro abstenções, libera para concorrer os gestores que foram punidos apenas com multa. A matéria segue para o Senado.

24 de junho de 2021

Irmãos bolsonaristas prometem ‘bomba’ na CPI para derrubar República

Além de revelar que possuem informações quentes do Governo Federal, os irmãos Miranda pediram segurança à CPI após intimidação de Onix Lorenzoni.

24 de junho de 2021

Filipe Martins ganha liminar para ficar calado em depoimento na CPI

Assessor Internacional da Presidência da República será ouvido para esclarecer a presença dele na reunião com representantes da Pfizer, em novembro, para a compra de vacinas.

24 de junho de 2021

Luis Miranda pede prisão de Onyx Lorenzoni e Elcio Franco à CPI

O deputado federal encaminhou um ofício ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, no qual afirma que Onyx e Élcio estariam buscando coagi-lo antes do seu depoimento.

24 de junho de 2021