fbpx

segunda, 27 de setembro de 2021

Barra Torres confirma versão de Mandetta para mudança de bula

Minuta de um decreto presidencial para mudança da bula da cloroquina para incluir efeitos contra Covid recebeu a segunda confirmação por parte do presidente da Anvisa.

11 de maio de 2021

Compartilhe

Uso de cloroquina é recomendado pelas autoridades sanitárias apenas contra doenças autoimunes e a malária (Foto: Reprodução)

A proposta do Planalto para a mudança na bula da hidroxicloroquina, revelada pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta foi confirmada pelo presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, na manhã desta terça-feira (11).

De acordo com o presidente da Anvisa, a reunião do grupo executivo ministerial e a Agência ocorreu no quarto andar do Palácio do Planalto. Estiveram presentes no encontro quatro ministros de Jair Bolsonaro, entre eles o ministro chefe da Casa Civil, General Braga Neto, Mandetta, a médica Nise Yamaguchi, virtual criadora do possível decreto, e um outro médico sentado ao lado dela ao qual Torres disse não recordar o nome.

A ideia foi defendida, segundo Barra Torres, por Nise Yamaguchi e a proposição foi prontamente rechaçada por Barra Torres, provocando uma reação deselegante para dizer que aquilo não poderia ser feito por transgredir as regra sanitárias.

“Só quem pode modificar uma bula de um medicamento registrado é a agência reguladora daquele país, desde que solicitado pelo detentor do registro”, explicou o presidente do órgão.

A reunião não durou muito após a negação da proposta de mudança da bula para incluir a recomendação para o tratamento da Covid-19. Barra Torres finalizou dizendo que não tem informação de quem seria o autor da ideia, mas revelou que Yamaguchi foi enfática na defesa da proposta.

Texto: Giovanna Marinho

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Coronel Perez assume Secretaria Adjunta de Inteligência da SSP-AM

Coronel já desempenhou funções voltadas às atividades de inteligência e segurança, onde adquiriu conhecimento da área metropolitana de Manaus e diversas cidades do interior.

27 de setembro de 2021

Senado vota esta semana a criação das loterias da saúde e do turismo

Senadores analisam se o Executivo poderá instituir a Loteria da Saúde e do Turismo. Além disso, entendimento legal sobre improbidade administrativa também deverá ser votado.

27 de setembro de 2021

Presidente da Caixa é o terceiro da comitiva infectado com Covid-19

Além dele o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (Saúde), também testaram positivo para a Covid-19 depois da viagem a Nova York

27 de setembro de 2021

DiCaprio agradece Wilson por esforço na preservação da Amazônia

Lima respondeu a um post de agradecimento de DiCaprio. Leonardo DiCaprio cumprimentou Wilson e os governadores do Amapá e Pará.

27 de setembro de 2021

Congresso Nacional analisa veto de Bolsonaro a MP da Eletrobrás

Para que um veto do presidente da República seja derrubado é necessário o apoio mínimo de 257 votos na Câmara e 41 no Senado.

27 de setembro de 2021

CPI inicia semana de depoimentos com Prevent Senior e Luciano Hang

Serão ouvidos nesta semana o secretário de Saúde de São Paulo, a advogada de médicos da Prevent Senior e o empresário bolsonarista Luciano Hang.

27 de setembro de 2021

Presidente Bolsonaro testa negativo para a Covid-19 e retoma agenda

O exame foi realizado na manhã de hoje (26), no Palácio da Alvorada. Diagnóstico libera presidente para participar da agenda comemorativa em razão dos 1000 dias de mandato.

26 de setembro de 2021

PSDB critica DEM por fusão com PSL e vê ‘fisiologia’ na união

O vice de Fernando Henrique Cardoso nos dois mandatos foi Marco Maciel, que era do antigo PFL, atual DEM.

26 de setembro de 2021