fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Prefeito libera máscara em Rio Preto da Eva e contesta órgão de saúde do AM

Anderson Souza garante que os dados da FVS não condizem com a realidade do município, apresentada a ele pelos agentes de saúde que estão trabalhando na campanha de vacinação.

18 de novembro de 2021

Compartilhe

Ano passado, também no final do ano, Anderson Sousa se envolveu em polêmica por não querer cancelar as festas de Réveillon de Rio Preto da Eva (Foto: Reprodução)

Finais de ano têm sido um período de polêmicas para o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (Progressistas). Se em 2020 o gestor do município insistiu em manter as festividades de Réveillon em meio ao caos que o Amazonas vivia por causa da Covid-19, este ano, a causa da controvérsia é a liberação do uso das máscaras.

O anúncio de Anderson Sousa foi feito ontem (17), em uma live nas redes sociais da Prefeitura do município, que pode ser vista, na íntegra, AQUI.

Para atualizar o decreto em que desobriga a medida de prevenção à proliferação do coronavírus, o prefeito Anderson Sousa argumentou que, ao contrário do que indica a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a população-alvo da campanha de vacinação já atingiu 82% na primeira dose e 52%, na segunda.

No site da FVS, os dados apontam que, em Rio Preto da Eva, a cobertura vacinal da população contemplada (12 anos ou mais) chegou em 58,7% na 1ª dose e 38,6%, na segunda.

Ao RealTime1, Anderson Sousa destacou que a FVS-RCP tem se baseado em números que o IBGE estima para a população vacinável, “principalmente para o público entre 12 e 17 anos”, o que não condiz com a realidade do município.

“Estamos dentro dos critérios. Quem está em campo são os nossos agentes de saúde, não é o Estado ou o Governo Federal”, disse o prefeito de Rio Preto da Eva.

Segundo Anderson, nos últimos 30 dias foram registrados apenas nove casos de Covid no município, sendo que seis são de pessoas que decidiram não se vacinar.

“Inclusive, há documentos onde eles assumem a responsabildiade sobre isso”, garante o prefeito.

Ainda conforme o prefeito, não há casos de internação em Rio Preto da Eva por Covid registrados nos últimos três meses.

Anderson Sousa destacou que a secretária de saúde do município, Aila Carla, estaria hoje (18) na FVS para esclarecer os números conflitantes entre os órgãos estadual e municipal acerca da população vacinável.

“Se a FVS mostrar algum erro sobre nosso levantamento, não teremos problema nenhum em recuar neste decreto”, falou o prefeito.

O RealTime1 questionou a FVS sobre a possível inconsistência em relação aos dados sobre o município de Rio Preto da Eva, mas até a publicação da matéria nenhuma resposta foi dada.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova PEC dos Precatórios

A PEC do senador Fernando Bezerra, que já passou pela Câmara dos Deputados, libera espaço fiscal em 2022 para o pagamento do programa social Auxílio Brasil.

1 de dezembro de 2021

Prazo para apresentação de emendas impositivas à LOA encerra hoje

O Governo estima o orçamento para o próximo ano fiscal em pouco mais de R$ 24 bilhões. Os deputados podem dispor de 1,2% da receita corrente líquida para emendas individuais.

1 de dezembro de 2021

Comissão de Educação ignora pedidos do Sinteam e frustra educadores

Sindicato que representa a categoria dos profissionais da Educação diz que a comissão não deu retorno de ofícios protocolados ao longo do ano; reajuste é uma das pautas.

1 de dezembro de 2021

STF mantém foro de Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas

A investigação que atinge o senador foi desidratada por decisões do STJ, que anulou a maior parte das provas colhidas em primeiro grau por considerar o juízo incompetente.

1 de dezembro de 2021

Deputados debatem prática de empinar moto como atividade desportiva

Deputada diz que o 'grau de moto' têm sido muitas vezes reprimido por agentes da polícia e por isso quer transformar a 'acrobacia' em esporte.

1 de dezembro de 2021

Destacando presença de deputados, Bolsonaro oficializa entrada no PL

Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro destacou que a cerimônia foi uma simples filiação ao partido e que não estava “lançando ninguém a cargo nenhum”.

30 de novembro de 2021

Plínio e Marcelo defendem emendas do relator e transparência na aplicação

Senador Plínio Valério e o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, defenderam o instrumento que possibilita liberação de recursos para o Estado e os municípios.

30 de novembro de 2021

Ministério Público do Amazonas vai investigar garimpagem no rio Madeira

MP-AM instalou inquérito civil público na última sexta-feira (26) para investigar "possíveis irregularidades" das balsas de garimpo que se amontoaram no Rio Madeira.

30 de novembro de 2021