fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Prefeito de Rio Preto da Eva ignora decreto e mantém Réveillon

Anderson Souza divulgou, nas redes sociais, a programação da festa de Réveillon e justificou a promoção do evento pelo preparo do município em atender pacientes de Covid.

28 de dezembro de 2020

Compartilhe

Contrariando decreto estadual que proíbe eventos e festas no estado, o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza, manteve a festa da virada. Foto: Reprodução/Facebook

Contrariando decreto que proíbe eventos e festas no estado, o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza (PP) manteve a festa de Réveillon 2021. A programação da festa foi divulgada, nesta segunda-feira, nas redes sociais do prefeito.

Em outra publicação, no Facebook, Anderson justificou a programação da festa da virada e a abertura do comércio dizendo que a estrutura da rede de saúde do município, a 58 quilômetros de Manaus, está preparada até março e a alegando que a situação não é a mesma da capital.

“Cada município tem sua realidade, Manaus está um caos devido a rede municipal não ter nada, o hospital de campanha que era da prefeitura foi desmontado (…) Optamos por não seguir o decreto devido nossa estrutura de farmácia estar 100% abastecida para as três fases do protocolo, temos 20 leitos semi-UTI e está ocupado dois (10%), diz trecho da publicação no Facebook.

O prefeito ainda argumentou que a flexibilização seja de acordo com a estrutura do município no combate a pandemia da Covid-19, conforme defende o Supremo Tribunal Federal. A programação da festa da virada no município inclui a participação de DJ’s, de shows de cantores, entre eles, Guto Lima, discurso do prefeito reeleito, queima de fogos e encerramento previsto para às 2 horas.

Protocolo de segurança

Segundo o prefeito, nos eventos Réveillon e Marcha para Jesus, que serão realizados no balneário do município, será exigido o uso de máscara, aferido a temperatura na entrada e controlado o número de participantes das festas.

Segundo boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Rio Preto da Eva registra 2.078 casos confirmados de Covid-19 e 24 óbitos pela doença. Segundo o prefeito, o município, com 34 mil habitantes, dispõe de hospital com 10 leitos com equipes 24 horas e medicamentos, além de nove Unidades Básicas de Saúde e seis postos de saúde, todas as unidades com salas rosas.

De acordo com o decreto de 43.234, o descumprimento as medidas previstas no documento para enfretamento da Covid-19 no Estado acarreta sanções previstas em lei, como advertência, multa diária de até R$ 50 mil, embargo e/ou interdição do estabelecimento.

A assessoria de imprensa do Ministério Público do Amazonas informou que o promotor plantonista de de Rio Preto da Eva, Vivaldo Castro, impetrou, no fim de semana, uma Ação Civil Pública com o objetivo de impedir a realização do evento.

“Na manhã desta segunda-feira, o juiz de Rio Preto, Carlos Jardim, deu o prazo de 24 horas para que a Prefeitura local se manifestasse sobre o caso. O MP espera a decisão liminar”, diz trecho da nota distribuída à imprensa.

Leia mais Dia a Dia

Pelo quinto dia seguido, Amazonas registra mais de mil casos de Covid-19

Desde o dia 11 de janeiro, o Amazonas registra números de casos positivos acima de mil por dia. A partir do dia 13, os registros começaram a superar os dois mil casos.

18 de janeiro de 2022

Segundo Centro de Testagem para Covid-19 será aberto nesta quarta-feira

Na semana passada, a Prefeitura abriu o primeiro centro de testagem, no Centro de Convenções Studio 5. Este segundo ponto terá capacidade para realizar 200 testes por hora.

18 de janeiro de 2022

Mais de 200 crianças foram vacinadas contra a Covid-19 em Manaus

A abertura da vacinação para crianças com comorbidades e deficientes de 5 a 11 anos ocorreu ontem em quarto pontos espalhados pela cidade. A vacina aplicada é a da Pfizer.

18 de janeiro de 2022

Risco de hipertensão e diabetes é maior entre população mais pobre

Risco de doenças crônicas é maior entre os adultos que frequentaram apenas oito anos do Ensino o que indica também inclinação maior ao sedentarismo e ao tabagismo.

18 de janeiro de 2022

Índice de vacinação no interior do Amazonas ainda é preocupante

Em municípios como Tabatinga e Ipixuna, menos de 30% da população está completamente imunizada. Wilson Lima afirmou que tem buscado formas de aumentar essas estatísticas.

18 de janeiro de 2022

Mais de 43 mil reservas de vagas para novos alunos são feitas em 12 horas

Reservas de vagas são feitas no site de matrículas que atende de forma simultânea a rede pública municipal e estadual de Ensino.

18 de janeiro de 2022

81% dos brasileiros apoiam passaporte de vacina em lugar fechado

Pesquisa da Datafolha vê maioria da população favorável ao passaporte de vacina contra Covid-19 o que tem forte oposição do governo Jair Bolsonaro.

17 de janeiro de 2022

Número de motoristas alcoolizados dirigindo veículos em Manaus cai 20%

Dirigir sob o efeito de bebida alcoólica ou se recusar a fazer o teste do bafômetro são consideradas infrações de trânsito gravíssimas, passível de multa ou suspensão da CNH.

17 de janeiro de 2022