fbpx

segunda, 23 de maio de 2022

Amazonino se aproxima do Republicanos e enfraquece Eduardo Braga

O ex-governador Amazonino Mendes conversa com o líder do Republicanos no Amazonas, o deputado Silas Câmara, que tinha um acordo para apoiar o senador do MDB.

15 de março de 2022

Compartilhe

Amazonino Mendes e Eduardo Braga buscam o apoio do Republicanos, partido que entrou na mira do ex-governador como alternativa de filiação. (Foto: Reprodução)

O futuro partidário do ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) poderá ser o Republicanos, partido que é o braço político da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e cujo comando no Amazonas está com o deputado federal Silas Câmara. O ingresso no partido também teria como subproduto enfraquecer a candidatura do senador Eduardo Braga (MDB), que contava desde o ano passado com o apoio do Republicanos e da igreja Assembleia de Deus, liderada pela família de Silas.

Sem o prometido União Brasil, que optou por filiar o governador Wilson Lima; e com o PSDB implodido pela briga entre o senador Plínio Valério e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, que inclusive anunciou a filiação dele no ninho tucano, Amazonino viu suas opções partidárias reduzirem-se drasticamente a pequenas siglas de aluguel ou a uma improvável filiação ao PV, que formará na eleição deste ano uma federação partidária com o PT e o PCdoB, adversários históricos das gestões de Amazonino no governo do Estado.

A conjunção de interesses surgiu após o presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP) ter recomendado que o partido focasse nas eleições para a Câmara Federal e mantivesse uma postura neutra nas eleições majoritárias para presidente e governador do Estado.

Precisando renovar o mandato dele na Câmara para atender aos interesses do Republicanos, Silas negociou sem sucesso o ingresso de pastores de outras igrejas com potencial para ajudar na conquista do quociente eleitoral necessário – aproximadamente 220 mil votos – para a eleição de um deputado do Republicanos, como mostrou o RealTime1.

As dificuldades de Silas para montar uma chapa competitiva de candidatos à Câmara pode ser resolvida exatamente com o ingresso de Amazonino no Republicanos, pois ele lidera as pesquisas de intenção de votos e poderia atrair ao menos dois candidatos competitivos e fidelizar o voto direto no número do partido, o que aumentariam as chances de Silas Câmara renovar o mandato.

Ao RealTime1, Amazonino informou em duas oportunidades que conversa com quatro partidos e na próxima sexta-feira (18) anunciará a pré-candidatura dele ao governo e por qual partido disputará a eleição. O Republicanos, no momento, é o que lhe oferece as melhores condições e garantias.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Saiba quem são os famosos que já anunciaram em quem votam para presidente

Na lista estão a cantora Pabllo Vittar, que segurou uma bandeira de Lula no Lollapalooza, e a modelo Andressa Urach, que quis registrar o filho com o nome de Bolsonaro.

22 de maio de 2022

Escorregões de Lula em linguagem inclusiva viram alvo de aliados e rivais

Em defesa do ex-presidente Lula, auxiliares minimizam a gravidade das falhas e evitam expô-las em público para não criar mais ruídos na comunicação com o eleitor.

22 de maio de 2022

Justiça Eleitoral reformula cinco aplicativos para as eleições no Brasil

Além do aplicativo e-Título, em que é possível obter a via digital do Título de Eleitor, o app Boletim na Mão dá cópia digital do boletim de urna e o Pardal recebe denúncias.

22 de maio de 2022

Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros

Para Bolsonaro, irregularidades devem ser combatidas com fiscalização e o aumento dos impostos não é uma saída para o Governo com as empresas que ofertam compras online.

22 de maio de 2022

Temor com lei eleitoral trava medidas econômicas do governo federal

A lei eleitoral proíbe, no ano da disputa, a "distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte do governo", o que impossibilita alguns planos de Bolsonaro.

22 de maio de 2022

João Pedro se lança ao Governo do AM, mas apoio da Federação ainda é incerto

O ex-senador João Pedro inscreveu pré-candidatura no Partido dos Trabalhadores e defende legado do ex-presidente Lula com o Estado do Amazonas.

22 de maio de 2022

Bolsonaro diz na Marcha para Jesus que ‘só Deus’ o tira do Palácio do Planalto

Em Curitiba, com um discurso com várias citações bíblicas, Jair Bolsonaro voltou a fazer críticas aos ministros do Supremo e a falar sobre "liberdade de expressão".

21 de maio de 2022

STF nega por unanimidade obrigar Lira a analisar impeachments

Decisão unânime do STF que desobriga Lira a cumprir prazos de análise de impeachment ocorreu nesta sexta-feira (20), mantendo 144 processos engavetados.

21 de maio de 2022