O ex-governador Amazonino Mendes conversa com o líder do Republicanos no Amazonas, o deputado Silas Câmara, que tinha um acordo para apoiar o senador do MDB.
Amazonino Mendes e Eduardo Braga buscam o apoio do Republicanos, partido que entrou na mira do ex-governador como alternativa de filiação. (Foto: Reprodução)
O futuro partidário do ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) poderá ser o Republicanos, partido que é o braço político da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e cujo comando no Amazonas está com o deputado federal Silas Câmara. O ingresso no partido também teria como subproduto enfraquecer a candidatura do senador Eduardo Braga (MDB), que contava desde o ano passado com o apoio do Republicanos e da igreja Assembleia de Deus, liderada pela família de Silas.
Sem o prometido União Brasil, que optou por filiar o governador Wilson Lima; e com o PSDB implodido pela briga entre o senador Plínio Valério e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, que inclusive anunciou a filiação dele no ninho tucano, Amazonino viu suas opções partidárias reduzirem-se drasticamente a pequenas siglas de aluguel ou a uma improvável filiação ao PV, que formará na eleição deste ano uma federação partidária com o PT e o PCdoB, adversários históricos das gestões de Amazonino no governo do Estado.
A conjunção de interesses surgiu após o presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP) ter recomendado que o partido focasse nas eleições para a Câmara Federal e mantivesse uma postura neutra nas eleições majoritárias para presidente e governador do Estado.
Precisando renovar o mandato dele na Câmara para atender aos interesses do Republicanos, Silas negociou sem sucesso o ingresso de pastores de outras igrejas com potencial para ajudar na conquista do quociente eleitoral necessário – aproximadamente 220 mil votos – para a eleição de um deputado do Republicanos, como mostrou o RealTime1.
As dificuldades de Silas para montar uma chapa competitiva de candidatos à Câmara pode ser resolvida exatamente com o ingresso de Amazonino no Republicanos, pois ele lidera as pesquisas de intenção de votos e poderia atrair ao menos dois candidatos competitivos e fidelizar o voto direto no número do partido, o que aumentariam as chances de Silas Câmara renovar o mandato.
Ao RealTime1, Amazonino informou em duas oportunidades que conversa com quatro partidos e na próxima sexta-feira (18) anunciará a pré-candidatura dele ao governo e por qual partido disputará a eleição. O Republicanos, no momento, é o que lhe oferece as melhores condições e garantias.
Texto: Gerson Severo Dantas
Leia mais: