fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Amazonino é o político com mais pedidos de censura à mídia brasileira

Levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo mostra Amazonino no topo da classificação geral por pedidos de censura à mídia brasileira.

4 de novembro de 2021

Compartilhe

Amazonino é pré-candidato ao Governo do Amazonas nas Eleições de 2022 (Foto: Divulgação)

Na lista dos 100 políticos que mais protocolaram pedidos de censura a veículos de comunicação, o Amazonas ganha destaque nacional. O pré-candidato ao Governo do Amazonas em 2022 Amazonino Mendes (sem partido) aparece no topo do ranking geral da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), na classificação por “autor dos pedidos”, com 35 pedidos de censura à mídia brasileira.

O levantamento é feito pela Abraji, por meio do projeto Ctrl+X, que mapeia, desde 2015, as tentativas de censura a veículos de mídia no Brasil.

Na categoria política, em que constam os pedidos individuais de cada político, Amazonino tem 28 pedidos para retirada de conteúdos em meios de comunicação mapeados pelo Abraji.

Além desses, constam mais seis pedidos juntamente com Bosco Saraiva (Solidariedade), que foi seu vice-governador no mandato tampão no período de 2017/2018

Clique aqui e tenha acesso à lista.

Mais de 5 mil pedidos de censura à imprensa

Desde a criação, em junho de 2015, a plataforma da Abraji já mapeou 5.509 pedidos de censura a veículos de comunicação no país.

Desse total, Amazonino, mesmo sem mandato desde 2018, tem 35 pedidos, conforme mostra a imagem abaixo.

Amazonino ultrapassa, inclusive, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em números de pedidos de censura à mídia informativa. Na classificação geral, Amazonino fica atrás apenas do Ministério Público Eleitoral, que aparece com 43 pedidos.

Principais alegações e formatos dos conteúdos

Entre as principais alegações dos autores dos pedidos estão: difamação, com 4.075 pedidos, representando 77% do total; violação à legislação eleitoral, com 1.873, representando 35% do total; e violação à privacidade, com 400, equivalente a 7%.

Os conteúdos em formato de texto são os campeões entre os pedidos, sendo 4.180, representando 79% do total, seguido do formato em vídeo, com 1.070, equivalente a 20%; e foto, com 849, 16% do geral.

Na classificação geral de pedido com base na unidade de federação, o Amazonas figura na 4ª posição, com 263 pedidos, atrás apenas do Rio de Janeiro, com 360; Paraná, com 360; e São Paulo, com 1707.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova PEC dos Precatórios

A PEC, que já passou pela Câmara dos Deputados, libera espaço fiscal em 2022 para o pagamento do programa social Auxílio Brasil.

1 de dezembro de 2021

Prazo para apresentação de emendas impositivas à LOA encerra hoje

O Governo estima o orçamento para o próximo ano fiscal em pouco mais de R$ 24 bilhões. Os deputados podem dispor de 1,2% da receita corrente líquida para emendas individuais.

1 de dezembro de 2021

Comissão de Educação ignora pedidos do Sinteam e frustra educadores

Sindicato que representa a categoria dos profissionais da Educação diz que a comissão não deu retorno de ofícios protocolados ao longo do ano; reajuste é uma das pautas.

1 de dezembro de 2021

STF mantém foro de Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas

A investigação que atinge o senador foi desidratada por decisões do STJ, que anulou a maior parte das provas colhidas em primeiro grau por considerar o juízo incompetente.

1 de dezembro de 2021

Deputados debatem prática de empinar moto como atividade desportiva

Deputada diz que o 'grau de moto' têm sido muitas vezes reprimido por agentes da polícia e por isso quer transformar a 'acrobacia' em esporte.

1 de dezembro de 2021

Destacando presença de deputados, Bolsonaro oficializa entrada no PL

Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro destacou que a cerimônia foi uma simples filiação ao partido e que não estava “lançando ninguém a cargo nenhum”.

30 de novembro de 2021

Plínio e Marcelo defendem emendas do relator e transparência na aplicação

Senador Plínio Valério e o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, defenderam o instrumento que possibilita liberação de recursos para o Estado e os municípios.

30 de novembro de 2021

Ministério Público do Amazonas vai investigar garimpagem no rio Madeira

MP-AM instalou inquérito civil público na última sexta-feira (26) para investigar "possíveis irregularidades" das balsas de garimpo que se amontoaram no Rio Madeira.

30 de novembro de 2021