sexta-feira, 29 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Amazonas vai receber doses, mas população continuará sem vacinas

Aprovação para o uso emergencial, tanto da CoronaVac, que será enviada ao estado, quanto da vacina de Oxford, permite a imunização apenas de grupos prioritários.
COMPARTILHE
Dória classificou como golpe as articulações para validarem a candidatura de Eduardo Leite (PSDB-RS) (Foto: Reprodução)
Dória classificou como golpe as articulações para validarem a candidatura de Eduardo Leite (PSDB-RS) (Foto: Reprodução)

As secretarias de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) têm um desafio logístico a enfrentar a partir deste domingo (17), após o anúncio feito pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB) do envio de 50 mil doses da CoronaVac, a vacina do Instituto Butantan, para a imunização dos profissionais de saúde do estado.

A promessa foi feita neste domingo (17), após aprovação para uso emergencial do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o governador de São Paulo, as doses serão enviadas ao Amazonas já nesta segunda-feira (18).

“Amanhã pela manhã, um avião levará 50 mil doses da vacina, independentemente da cota do Ministério da Saúde, para os profissionais da saúde do Amazonas”, disse Doria, durante coletiva de imprensa.

Manaus diz que está preparada

Informações divulgadas pela Prefeitura de Manaus, dão conta de que Manaus dispõe de 500 mil seringas prontas para o uso. Além disso, 1,5 milhão de unidades devem ser entregues ainda nesta semana. Também estão garantidos os estoques de máscaras, luvas, macacões descartáveis, álcool e algodão que serão utilizados pelos profissionais de saúde na aplicação das doses.

Além de material, pessoa e os locais onde as vacinas serão aplicadas na capital também não representa problema, já que o município conta com Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A imunização dos profissionais de saúde deverá feita nas próprias unidades onde atuam.

Governo e prefeitura tentam fazer sua parte

Além da Prefeitura de Manaus, o governo do estado também garante que está pronto para iniciar a imunização, ficando na dependência apenas das definições federais.

De acordo com a FVS-AM, o Amazonas tem agulhas e seringas suficientes para a primeira etapa da campanha na qual devem ser vacinadas 1.154.504 pessoas de grupos prioritários em todo o estado.

O estoque atual de seringas com agulhas é de 1.097.990 – 443 mil do Estado e 654.990 dos municípios. Além disso, já foram licitados outros 1,5 milhão de kits com entrega programada para os meses de janeiro, fevereiro e março.

Depois que o imunizante chegar ao estado, a programação é que em três dias alcance todos os municípios com deslocamento aéreo e terrestre, e em cinco dias aos locais com o transporte apenas fluvial, em menos de 5% do total das localidades.

Nos 62 municípios do Estado, serão 794 salas de vacinação, das quais 495 já estão ativas na rotina de serviços de saúde.

População continua sem respostas

Apesar de o anúncio de Dória representar uma luz no fim do túnel para o estado mais afetado, até o momento, pela segunda onda da pandemia de Covid-19, a principal pergunta ainda está sem resposta. Quando o restante da população será vacinada?

A aprovação para o uso emergencial, tanto da CoronaVac, que será enviada ao Amazonas, quanto a vacina de Oxford permite a imunização apenas de grupos prioritários, neste caso, os profissionais de saúde, os mais expostos ao coronavírus.

Pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários estão sem perspectiva alguma de serem imunizadas. Talvez no Dia D, na Hora H.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

COMPARTILHE
MAPA DA DESIGUALDADE