fbpx

quarta, 03 de maro de 2021

Quando os amazonenses serão vacinados? Talvez no dia D, na Hora H

Secretarias de saúde do estado e do município estão de mãos atadas e aguardam informações do Governo Federal, que tem criado falsas expectativas na população.

17 de janeiro de 2021

Compartilhe

Amazonenses fora dos grupos prioritários continuam na expectativa para saber quando serão vacinados contra a Covid-19 (Foto: Reprodução)

A inoperância do Governo Federal em definir metas e estratégias para a vacinação contra a Covid-19 tem deixado estados e municípios de mãos atadas.

No caso de Manaus, por exemplo a prefeitura garante que dispõe de seringas e de todo o material necessário para a aplicação das doses em quantidades suficientes, além de profissionais, no entanto, o município não tem como elaborar um plano de operações, já que o Ministério da Saúde ainda não informou uma possível data para o envio das doses, nem a quantidade, nem os grupos prioritários.

Informações divulgadas pela Prefeitura de Manaus, dão conta de que Manaus dispõe de 500 mil seringas prontas para o uso. Além disso, 1,5 milhão de unidades devem ser entregues ainda nesta semana. Também estão garantidos os estoques de máscaras, luvas, macacões descartáveis, álcool e algodão que serão utilizados pelos profissionais de saúde na aplicação das doses.

Além de material, pessoa e os locais onde as vacinas serão aplicadas na capital também não representa problema, já que o município conta com Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A imunização dos profissionais de saúde deverá feita nas próprias unidades onde atuam.

Governo e prefeitura tentam fazer sua parte

Além da Prefeitura de Manaus, o governo do estado também garante que está pronto para iniciar a imunização, ficando na dependência apenas das definições federais.

De acordo com a FVS-AM, o Amazonas tem agulhas e seringas suficientes para a primeira etapa da campanha na qual devem ser vacinadas 1.154.504 pessoas de grupos prioritários em todo o estado.

O estoque atual de seringas com agulhas é de 1.097.990 – 443 mil do Estado e 654.990 dos municípios. Além disso, já foram licitados outros 1,5 milhão de kits com entrega programada para os meses de janeiro, fevereiro e março.

Depois que o imunizante chegar ao estado, a programação é que em três dias alcance todos os municípios com deslocamento aéreo e terrestre, e em cinco dias aos locais com o transporte apenas fluvial, em menos de 5% do total das localidades.

Nos 62 municípios do Estado, serão 794 salas de vacinação, das quais 495 já estão ativas na rotina de serviços de saúde.

Dia D, Hora H, em local incerto

A principal pergunta, no entanto, ainda está sem resposta. Quando o restante da população será vacinada?

Pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários estão sem perspectiva alguma de serem imunizadas. Talvez no Dia D, na Hora H.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Eleição Ufam: para Andrea Waichman, prioridade é ajustar ano letivo

A Professora-titular da Universidade Federal do Amazonas Andrea Waichman abriu, nesta terça-feira (2), a série de entrevistas com os candidatos à reitoria da Ufam.

2 de março de 2021

REALTIME1 entrevista hoje a candidata a reitora da Ufam Andrea Waichman

Professora-titular da Universidade Federal do Amazonas abre, nesta terça-feira às 20h, a série de entrevistas com os candidatos a reitores da instituição.

2 de março de 2021

Vanessa: retorno e encontro marcado com procuradores da Lava Jato

Conversas dos procuradores que estão no âmbito da operação Spoofing mostram procuradores da Lava Jato comemorando a derrota de Vanessa na eleição de 2018.

2 de março de 2021

Em meio à pandemia, Câmara está há quatro dias sem votar projetos

Na semana passada, os vereadores se encaixaram no feriado no Enem e não realizaram sessões plenárias. Nessa segunda e terça-feira também não houve votação de nenhum projeto.

2 de março de 2021

Polsin defende Zona Franca, mas silencia sobre ataques do Governo Federal

Durante sua fala na ALE-AM o superintendente Algacir Polsin disse que a ZFM cumpre o seu papel de colaborar com o crescimento da Amazônia Ocidental e preservação da floresta

2 de março de 2021

Tony Medeiros decide assumir a vaga na Assembleia após saída de Josué Neto

Josué Neto foi escolhido por unanimidade entre os deputados para assumir a vaga do seu pai, Josué Filho, para a vaga no conselho do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).

2 de março de 2021

Pela culatra: discurso raivoso Wilker rende elogios à atuação do governo

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

2 de março de 2021

Vereador lança plataforma gratuita de educação política para a população

Inicialmente serão abordados assuntos como a Constituição Federal, a divisão dos poderes, a competência legal dos vereadores e como funcionam as eleições no Brasil.

1 de março de 2021