fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Governo do Amazonas tem planejamento para iniciar vacinação

Nos 62 municípios do Amazonas, serão 794 salas de vacinação. Governo estima vacinar na primeira etapa da campanha 1.154.504 pessoas de grupos prioritários em todo o estado.

16 de janeiro de 2021

Compartilhe

A FVS-AM apresentou o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 a órgãos estaduais, municipais e federais. Foto: Divulgação

A FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) apresentou, na noite de sexta-feira, o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 a órgãos estaduais, municipais e federais.

Segundo o governo do Amazonas, na próxima segunda-feira (18), uma reunião dos estados com o Ministério da Saúde definirá a quantidade do imunizante para cada Unidade da Federação e os grupos prioritários.

A vacinação está prevista para ocorrer em quatro fases, conforme os grupos prioritários a serem apresentados.

De acordo com a FVS-AM, o Amazonas tem agulhas e seringas suficientes para a primeira etapa da campanha na qual devem ser vacinadas 1.154.504 pessoas de grupos prioritários em todo o estado. 

Considerando duas doses e um percentual de perdas no processo, serão necessárias 2,4 milhões de doses para esse público. A meta é vacinar 95% do público-alvo, o que corresponde a 1.096.778 pessoas.

Kits e estrutura

Nos 62 municípios do Estado, serão 794 salas de vacinação, das quais 495 já estão ativas na rotina de serviços de saúde.

Logística

O estoque atual de seringas com agulhas é de 1.097.990 – 443 mil do Estado e 654.990 dos municípios. Além disso, já foram licitados outros 1,5 milhão de kits com entrega programada para os meses de janeiro, fevereiro e março.

As primeiras 409 mil unidades devem chegar no próximo dia 26. O Governo do Estado já traçou a logística de distribuição das doses. Serão utilizados os modais aéreo, fluvial e terrestre. Em 20 municípios, o abastecimento será apenas por aeronaves.

Depois que o imunizante chegar ao estado, a programação é que em três dias alcance todos os municípios com deslocamento aéreo e terrestre, e em cinco dias aos locais com o transporte apenas fluvial, em menos de 5% do total das localidades.

Segurança 

A Polícia Federal fará a escolta da vacina entre o aeroporto e o local onde será distribuída para todos os municípios. As Polícias Civil e Militar farão a segurança do imunizante, bem como dos locais de vacinação. O plano tático deverá ser consolidado na segunda-feira, após a reunião com o Ministério da Saúde.

Com informações da assessoria

Leia mais sobre Política

Sem pauta e sem quórum deputados estaduais se limitam à falácia

Hoje, o alvo da base opositora foi uma viagem de Wilson Lima a Brasília. A Aleam, no ano passado, gastou com esses serviços R$ 11,3 milhões

25 de fevereiro de 2021

Sílvia Tuma é a nova corregedora do Ministério Público do Amazonas

Nova corregedora-geral terá mandato de dois anos e será responsável por fazer o controle interno das atividades de procuradores e promotores de Justiça do Amazonas

25 de fevereiro de 2021

Governo teve que fretar voo para buscar doses de vacina no Amapá

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

25 de fevereiro de 2021

REALTIME promove rodada de entrevistas com ‘reitoráveis’ da Ufam

Comunidade acadêmica realizará nos dias 10 e 11 de março a consulta que vai indicar a lista tríplice a ser levada para o presidente Jair Bolsonaro

25 de fevereiro de 2021

Novo corregedor-geral será escolhido hoje pelo Ministério Público

A votação virtual está sendo realizada até às 14h, pelo sistema Virtus através da internet. Para o cargo, entre os 20 procuradores no estado, há apenas uma candidata inscrita

25 de fevereiro de 2021

BR-319 ganha frente parlamentar em defesa da pavimentação da estrada

A Frente será composta por parlamentares da Amazônia e Ministério da Infraestrutura. Apara o início das obras, previstas para o 2o semestre

25 de fevereiro de 2021

Em plena pandemia, projetos de deputada priorizam a causa animal

Na sessão desta quarta-feira (24) quatro projetos da deputada Joana Darc (PL), com esse fim, foram retirados de pauta e ironizados pelos parlamentares.

24 de fevereiro de 2021

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021