fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Aleam aciona STF contra decretos que prejudicam Zona Franca de Manaus

O deputado Roberto Cidade, presidente da Aleam, diz que no momento "o remédio jurídico se faz necessário, sob pena de prejuízo a milhares de empregos no Amazonas".

5 de maio de 2022

Compartilhe

Deputado Roberto Cidade está em Brasília com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para agenda de reuniões com ministros do STF (Foto: Joel Arthus)

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por meio da procuradoria geral, protocolizou nesta quinta-feira (5), no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra os decretos do Governo Federal que prejudicam a competitividade do modelo Zona Franca da Manaus (ZFM).

A Adin no 7160/2022 se soma às Ações Diretas de Inconstitucionalidade interpostas pela Bancada Federal do Amazonas, pelo Solidariedade; pelo Governo do Amazonas, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional) e pelo Conselhro Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM). No total, o Amazonas já ingressou com sete Adins no STF.

“Temos técnicos excelentes na Aleam, que esmiuçaram os decretos para que pudéssemos contribuir da melhor forma possível para a manutenção da competitividade da nossa matriz econômica”, explicou o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB).

Governador e presidente da Aleam reúnem hoje com presidente do STF

Ainda nesta quinta-feira, o presidente da Aleam e o governador Wilson Lima (UB) participam de audiência com o presidente do STF, ministro Luiz Fux com o intuito de sensibilizá-lo sobre os pontos delicados dos decretos que afetam a competitividade dos bens fabricados na ZFM.

“Ontem estivemos com o ministro Alexandre de Moraes, hoje estaremos com o presidente Fux. Estamos fazendo uso dos remédios jurídicos e políticos para tentar impedir a perda de competitividade da ZF e, consequentemente, o prejuízo ao modelo que gera mais de 100 mil empregos no nosso estado. Nossas expectativas são as melhores, contamos com a sensibilidade dos ministros”, disse Roberto Cidade.

Governo do Amazonas tem três ações no STF contra decretos do IPI

O Governo do Amazonas ingressou na quarta-feira (4) com mais uma Adin contra o decreto que reduz em 35% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sem manter a excepcionalidade da ZFM.

Anteriormente, o Governo do Estado já havia ingressado com uma outra Adin contestando a redução anterior de 25% do IPI e também o decreto que zerou o IPI sobre concentrados de refrigerantes.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Com Bolsonaro, Marcha para Jesus acontece hoje em Manaus

Presidente desembarca pela manhã no aeroporto Eduardo Gomes, almoça com militares no Comando Militar da Amazônia e depois encontro com religiosos na Marcha para Jesus.

28 de maio de 2022

Número de eleitores entre jovens e mulheres cresce no Amazonas

O analista político Helso do Carmo, afirmou ao RealTime1 que o crescimento no número de eleitores já é aguardado e que, apesar de pequeno, deverá alterar o cálculo das vagas.

28 de maio de 2022

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022

Livre de acusação por crise de oxigênio, Pazuello visita obras em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (27), Pazuello acompanhou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) que visitaram obras de asfaltamento.

27 de maio de 2022