A bancada do Amazonas vai preparar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) com o objetivo de retirar os efeitos negativos do decreto que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em todo o Brasil e prejudicou a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM). A ação será assinada pelo partido Solidariedade.
A decisão foi confirmada após reunião com deputados e senadores da bancada amazonense na casa do senador Omar Aziz (PSD), na tarde desta quarta-feira (20).
Além do anfitrião, que é o líder da bancada no Congresso, estavam presentes os deputados Marcelo Ramos (PSD), Bosco Saraiva (Solidariedade), José Ricardo (PT) e Sidney Leite (PSD), além dos senadores Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB). Omar disse ainda, que Silas Câmara (Republicanos) e Átila Lins (PSD), que não estavam presentes, se comprometeram em assinar a nota que será emitida nesta tarde.
”Os outros deputados não se manifestaram”, completou Aziz, referindo-se aos bolsonaristas Capitão Alberto Neto (PL) e Delegado Pablo (UB).
Os parlamentares conseguiram, por meio do deputado Bosco Saraiva, que o partido Solidariedade entre com a medida que poderá devolver à Zona Franca de Manaus os direitos assegurados pela Constituição Federal. Omar declarou que a ação é o pontapé para a reversão do decreto.
”O Bosco tinha conversado com o presidente do Solidariedade [Paulinho da Força Sindical], que tem legitimidade para tomar essa ação. Nós, agora, vamos procurar tributaristas renomados para abastecer e fazer uma Adin excepcionalizando os produtos que tem o Processo Produtivo Básico (PPB) na Zona Franca de Manaus”, explicou o líder da bancada.
Omar aproveitou para dizer que a Adin a ser ingressada no STF pela bancada por meio do Solidariedade não impede que o Governo do Amazonas e a Assembleia Legislativa também façam o mesmo.
”Esperamos que em uma semana, ou no máximo dez dias, possamos dar entrada [da Adin]. Nós iremos de gabinete em gabinete no STF explicar todas as anuências do que prejudica a Zona Franca”, frisou o senador.
Questionado sobre os motivos que levaram a bancada a não entrarem com a medida antes, Omar disse que esperava que a promessa de Bolsonaro – de excepcionalizar a Zona Franca – fosse honrada.
‘’Se nós não fizemos isso até agora é porque a gente achava que tinha um acordo com o presidente Jair Bolsonaro e que ele seria cumprido. Mas, não podemos permitir ainda mais desemprego e fome na cidade de Manaus’’, completou.
Texto: João Luiz Onety
Pacientes que não compareceram na data do procedimento e que estão com encaminhamento até abril podem procurar serviço de atendimento da unidade.
A medida anunciada nesta segunda-feira (23) vai tornar produtos importados vindos da China que competem diretamente com os similares produzidos em Manaus mais atrativos.
O convênio é para aquisição de 12 ônibus elétricos que vão ser incorporados na frota do sistema de transportes urbanos da capital.
Baixa pontuação se deu porque não há disponibilidade dos contracheques dos anos de 2018 e 2019 inteiros, o que gerou grande impacto sobre a transparência de remunerações.
Pré-candidata à deputada federal (UB-AM), Delegada Emília Ferraz avalia como positiva gestão de Wilson Lima e diz que não quer viver da política e sim fazer política.
Medida estabelecida pela Justiça Eleitoral visa diminuir a influência da máquina administrativa na corrida eleitoral e estabelecer competição igualitária entre candidatos.
O Restaura Natureza é voltada a estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
As atividades ocorrem de segunda à sexta-feira. Interessados em participar de alguma atividade não precisam fazer nenhuma inscrição.
O órgão destacou o papel que a Guerra da Ucrânia teve nos números, mais de 6 milhões de habitantes precisaram deixar o país depois da invasão russa.
O vídeo foi gravado na Vila de Paricatuba, no município de Iranduba, a 30 quilômetros da capital.