fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

A Internet mudou tudo e os políticos estão se adaptando, diz Santiago

Cientista político e advogado eleitoral, Carlos Santiago fechou a série de entrevistas promovidas pela TV RealTime1 sobre a nova lei que vai reger as eleições deste ano.

21 de janeiro de 2022

Compartilhe

Carlos Santiago é membro do Comitê de Combate a Corrupção e da comissão da reforma política da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas. (Foto: Reprodução)

O cientista político Carlos Santiago afirmou, na terceira entrevista da série promovida pela TV RealTime1 sobre a nova legislação eleitoral, publicada nesta sexta-feira (21), que a internet é uma ferramenta que mudou as regras de campanha e que os políticos estão tentando se adaptar para atuar em um universo ainda em exploração.

Na entrevista, Carlos Santiago destacou a importância do eleitor estar vigilante para melhorar a qualidade da nossa democracia e evitar eleger políticos que vão enveredar pela corrupção. “Tudo indica que se o eleitor não votar consciente, não perceber a importância do seu voto para melhorar a política e melhorar a gestão publica, a corrupção será maior nestas eleições”, disse.

Carlos Santiago avalia que a Justiça Eleitoral terá condições e força para conter a disseminação de informações falsas, mentiras e desinformação, como prevê artigos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral que vai reger a eleição deste ano. “Mesmo na pré-campanha, já temos muitas informações falsas (sendo espalhadas) para atingir adversários. Contudo, a resolução e lei especifica que temos pune quem oferecer, vender notícias falsas, então acho que terá prisão e multa, mesmo que seja a mais alta autoridade do país”, avaliou.

O cientista político também falou sobre impulsionamento de conteúdos na internet e regulamentação da divulgação de pesquisas por institutos de pouca credibilidade. Nos dois casos ele ressaltou que as regras são claras e a punição virá, como já está acontecendo com o aplicativo de mensagens Telegram. “O TSE já convocou essa empresa para explicar seus mecanismos”.

Ao contrário dos demais entrevistados da série, Carlos Santiago considerou a “polarização” política algo bom para a democracia e descartou a possibilidade da violência tomar conta das ruas após o resultado.

Confira a entrevista na íntegra:

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Plínio questiona programa de demissões do Banco da Amazônia

De acordo com o senador, a situação desses profissionais tende a se agravar ainda mais diante da crise social e econômica que o País atravessa, provocada pela pandemia.

26 de maio de 2022

Câmara pode votar sobre venda direta de etanol aos postos de combustíveis

A Medida Provisória 1100/22 faz ajustes na tributação da comercialização de etanol para viabilizar a venda direta do combustível dos produtores ao varejo.

26 de maio de 2022

PL aciona Lula e o PT no TSE por campanha eleitoral antecipada

O PL questiona atos pró-Lula em eventos da CUT e do PSol onde teria havido infração eleitoral, já que a pré-campanha veda pedido explicito de votos e ataque a adversários.

26 de maio de 2022

Tribunal dos Povos encerra julgamento de Bolsonaro e sentença sai em julho

Tribunal internacional julga Bolsonaro por crimes contra a humanidade por meio dos atos do governo em relação à pandemia e os efeitos dela sobre os povos indígenas do País.

26 de maio de 2022

Ministério Público do AM investiga compra de combustíveis em Humaitá

MPAM iniciou apuração de irregularidades na compra de combustíveis e derivados pela Prefeitura de Humaitá após denúncia formalizada por cidadão do município.

26 de maio de 2022

Saiba quem é Simone Tebet, aposta para terceira via nas eleições presidenciais

Senadora escolhida pelo MDB para ser a candidata da terceira via na corrida à Presidência da República, Simone Tebet têm experiência no parlamento e no executivo.

26 de maio de 2022

Wilson Lima acompanha retomada das obras dos anéis viários Sul e Leste

Com 27 quilômetros, os anéis Viários Leste e Sul interligarão as zonas norte, leste e centro-sul de Manaus, proporcionaram maior fluidez no tráfego de veículos.

25 de maio de 2022

Governo do AM destina R$ 2 mi a São Paulo de Olivença, Novo Airão e Anamã

Em Novo Airão, a construção do Parque Pinheiral, em uma área de 5014 m², proporcionará à população um local de caminhada ao ar livre, promovendo saúde e bem-estar.

25 de maio de 2022