fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Aleam aprova isenção de taxas do Detran para mototaxistas e CNH Social

Governo cita crises econômica e sanitária como justificativas para isenção dessas taxas às populações carentes. O objetivo é capacitar profissionais e minimizar os impactos.

10 de novembro de 2021

Compartilhe

Interior do Amazonas tem grande concentração de mototaxistas (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (10) a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou dois Projetos de Lei relativos ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) que tem como objetivo atender à população de baixa renda e capacitar condutores que estão em situação irregular.

Foi aprovada a isenção de taxas relativas a cursos obrigatórios referentes às atividades de mototaxistas e motofretistas. A medida pretende qualificar motoristas maiores de 21 anos, habilitados há pelo menos dois anos na categoria A, que tenham interesse no desempenho regular e no aperfeiçoamento do exercícios dessas funções. A categoria A permite a condução de veículos motorizados de 2 ou 3 rodas (com ou sem carro lateral).

Os parlamentares aprovaram também o PL N.506/2021 que institui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social para pessoas cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, que torna possível a gratuidade do processo de habilitação para pessoas de baixa renda, preferencialmente do interior do estado. A isenção inclui taxas de licença de aprendizagem de direção veicular, custos com o processo de formação de condutores nas autoescolas, custos com exames médicos, psicológicos, legislação e impressão da 1ª via da CNH.

O líder do governo na Aleam, deputado Felipe Souza (Patriota), disse ao RealTime1 que o objetivo é melhorar a estrutura do Detran-AM como um todo e ajudar a população interiorana.

”Nesse mês de novembro, os municípios polo vão estar de lá mesmo emitindo a CNH. Humaitá, por exemplo, já começa agora em novembro. A ideia é descentralizar e fazer com que o cidadão não precise sair do seu município, ou pelo menos não ir tão longe para resolver essas questões. Quanto à isenção de taxas, isso vai beneficiar essas pessoas nesse momento difícil onde o cidadão está tentando dar a volta por cima”.

O deputado Serafim Corrêa (PSB) disse que a medida vai trazer uma melhoria na vida da população mais vulnerável.

”No interior, praticamente ninguém tem carteira de habilitação, isso é muito ruim. Espero que com essa medida tenhamos um avanço social que vai atender a milhares de motoristas do nosso estado, principalmente do nosso interior”.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Coari: Justiça libera entrega de cartões do Auxílio Estadual e cestas básicas

No último dia 20, populares se revoltaram com o ex-prefeito de Coari, Adail Filho, após a juíza da eleição suplementar, Mônica do Carmo, ter proibido a entrega dos cartões.

26 de novembro de 2021

‘Dinheiro pro espaço’: Aleam compra direito de uso em satélite

Mesmo diante de uma grave crise econômica, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade não tem feito esforços para poupar o erário público.

26 de novembro de 2021

Plínio vota em Eduardo Leite e descarta Arthur Neto nas prévias do PSDB

'Manda quem tem mandato. E eu tenho', diz Plínio sobre disputa com Arthur. Avalia disputar a eleição para o Governo, mas não conta com a garantia de apoio do ex-prefeito.

26 de novembro de 2021

Prefeito reúne secretariado para alinhar estratégias econômicas para 2022

Entre os projetos está a construção de seis viadutos; o Mirante da Ilha de São Vicente; o Mirante “Encontro das Águas” Rosa Almeida; e a reforma de paradas de ônibus.

26 de novembro de 2021

Candidato à presidência pelo PSDB deve ser revelado neste sábado

Após cinco dias de suspensão por conta de problemas no aplicativo de votação, o PSDB vai retomar suas prévias presidenciais a partir deste sábado (27), das 8h às 17h.

26 de novembro de 2021

Lula diz que Bolsonaro segue sendo o maior aliado do coronavírus no país

Ex-presidente responsabiliza atual governante por manter fronteiras abertas mesmo com novas variantes detectadas. Hoje, a Anvisa recomendou algumas restrições para viajantes.

26 de novembro de 2021

Texto que institui Auxílio Brasil será analisado pelo Senado Federal

A manutenção da famílias beneficiárias dependerá, no mínimo, do cumprimento de algumas condições relativas à realização do pré-natal, calendário de vacinação e entre outras.

26 de novembro de 2021

Teste do pezinho é ampliado e passa a detectar até 53 doenças no bebê

O projeto aprovado pelo Senado Federal ampliou o alcance do exame, detectando até doenças raras e que só podem ser descobertas após testes na rede particular de saúde.

26 de novembro de 2021