fbpx

sábado, 17 de abril de 2021

Após Honda parar produção, Cieam descarta outras paralisações no PIM

Em entrevista ao RealTime1, presidente da entidade, Wilson Périco, afirmou que não há informações sobre empresas que estejam tomando decisões de suspender as atividades.

22 de janeiro de 2021

Compartilhe

Honda anunciou paralisação das atividades entre 25 de janeiro e 3 de fevereiro (Foto: Reprodução)

A decisão da Moto Honda da Amazônia de paralisar a produção por 15 dias, devido a falta de insumos, anunciada nesta sexta-feira (22), não deve ser acompanhada por outras empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

A opinião é do presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.

Em entrevista ao RealTime1, Périco explicou que a decisão da montadora japonesa acontece pela alta dependência que a linha de montagem da empresa tem principalmente de gases, como o oxigênio industrial, associada à pandemia do novo coronavírus.

“No caso da Moto Honda, eles dependem muito de gases e, somado a isso, há a preocupação deles com relação à falta de assistência hospitalar”, explicou.

Em recente entrevista à BBC News Brasil, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, afirmou que indústria do Amazonas já cedeu todo o oxigênio que tinha em estoque para o sistema de saúde de Manaus.

Não há informações sobre novas paralisações

Apesar da falta de oxigênio e de confirmar que a interrupção dos trabalhos em uma das maiores fábricas do PIM vai afetar a produção de outras empresas fornecedoras, Périco descarta, pelo menos por enquanto, outras paralisações.

“As paralisações dependem de empresa para empresa. Essa é uma decisão da empresa, e a da Honda certamente vai refletir nos fornecedores dela. Mas não tenho informações de nenhuma outra empresa que esteja tomando essa decisão de suspender as atividades”, esclareceu.

Entenda o caso

A Moto Honda da Amazônia anunciou, na manhã desta sexta-feira (22), que vai paralisar temporariamente a produção de motos a partir da próxima segunda-feira (25).

De acordo com a montadora, a parada foi causada pela indisponibilidade de insumos, provocada pelos impactos da Covid-19 nas cadeias de suprimentos.

A interrupção nos trabalhos deve durar de 25 de janeiro a 3 de fevereiro. A retomada está prevista para 4 de fevereiro, desde que as condições necessárias sejam atendidas.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Negócios

Mais de 40% dos contribuintes enviaram declaração do Imposto de Renda

Prazo começou em 1º de março e vai até as 23h59min do dia 31 de maio. Data limite foi adiada por conta das dificuldades no recolhimento de documentos impostas pela pandemia.

17 de abril de 2021

Senac AM lança projeto para reconectar pessoas com o mercado de trabalho

Projeto “Reconexão com o mercado de trabalho” terá início nesta segunda-feira (19) e segue durante a primeira semana de maio, em menção ao Dia do Trabalhador (1º).

17 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ recebe mais de 2 mil cadastros no primeiro dia

Benefício irá contemplar permissionários, empreendedores e informais já cadastrados no sistema municipal, ativos e com registro atualizado nas galerias populares.

17 de abril de 2021

General Silva e Luna é confirmado no comando da Petrobras

Ex-ministro da Defesa e ex-diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna substitui o economista Roberto Castello Branco na presidência da Petrobras.

16 de abril de 2021

Demanda por voos no Aeroporto de Manaus tem redução de 36% em março

Conforme Infraero, no ano, a demanda por voos no estado apresenta o segundo resultado negativo consecutivo. Abear afirma que o setor é afetado pelo agravamento da pandemia.

16 de abril de 2021

Diesel apresenta reajuste de 3,60% e gasolina 1,97% no preço do litro ao distribuidor

Gasolina sofre reajuste de 1,97% do preço médio por litro e sem tributação entre os dias 15 e 16 do mês de abril, passou de R$2,58/litro para R$2,63/litro.

16 de abril de 2021

LG garante assistência mesmo após fechamento da unidade de celulares

Empresa dará continuidade na fabricação de telefones durante o segundo trimestre de 2021 para cumprir as obrigações contratuais com operadoras. Apoio técnico está mantido.

16 de abril de 2021

Sem verba, Suframa descarta realização da Feira Internacional da Amazônia

As oito edições da Feira Internacional da Amazônia representaram a principal vitrine de divulgação e formalização de negócios do PIM. Última edição aconteceu no ano de 2015.

16 de abril de 2021