quarta-feira, 17 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Insustentável: IA consumirá 3,5% da energia elétrica do mundo

Consultoria aponta que mecanismos atuais de IA são pouco sustentáveis e consomem cada vez mais energia.
COMPARTILHE
ilustração da interface homem e máquina
O questionário, validado com auxílio da IA, confirma a metodologia, aplicação e impacto na validação da qualidade e confiabilidade de pesquisas eleitorais.

Um estudo da consultoria internacional Gartner, da Flórida (EUA), revelou que os mecanismos de Inteligência Artificial (IA) atuais vão sozinhos ser responsáveis por 3,5% do consumo global de energia elétrica até 2030, valor considerado insustentável pelos analistas da consultoria.

Na avaliação da Gartner, sem práticas sustentáveis urgentes a IA consumirá mais energia do que a força de trabalho humana, tirando completamente a vantagem atual de emitir menos carbono na atmosfera. O carbono é o principal gás que causa o aquecimento global

À medida que a IA se torna cada vez mais difundida e requer modelos de aprendizado de máquina (ML) mais complexos, ela consome mais dados, recursos de computação e energia“, escreveram os analistas

Leia mais:

Amom critica e prefeitura muda regra para o #SouManaus

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

#SouManaus tem novo revés e enfrenta crítica por falta de transparência

#SouManaus ameaçado? Confira shows com verba pública cancelados no AM

A Gartner estimou ainda no estudo que se as práticas atuais desta tecnologia permanecerem inalteradas, a energia necessária para treinamento de aprendizado de máquinas e armazenamento e processamento de dados associados poderá representar até 3,5% do consumo global de eletricidade até 2030.

Inteligência Artificial mais sustentáveis

No entanto, à medida que os profissionais de Inteligência Artificial se tornam mais conscientes de sua crescente pegada de energia, práticas sustentáveis estão surgindo, como o uso de hardware especializado para reduzir o consumo de energia, codificação com eficiência energética, aprendizado de transferência, técnicas de pequenos dados, aprendizado federado e muito mais.

A Inteligência Artificial oferece enormes benefícios potenciais para otimizar a eficiência operacional e a sustentabilidade, superando em muito sua própria pegada”, disse o vice-presidente de Análise da Gartner, Daryl Plummer.

O tamanho da IA no Brasil

O uso de tecnologias de Inteligência Artificial está crescendo a passos largos no Brasil e o País lidera o uso em toda a América Latina.

Conforme estudo realizado pelo IDC, aproximadamente 63% das organizações formais brasileira utilizam aplicações baseadas nessa tecnologia. Outro dado importante: 90% das empresas investem em ferramentas de dados com o objetivo de identificar tendências e padrões de consumo.

Atualmente, há diversos usos e aplicações de mecanismos de Inteligência Artificial no mundo dos negócios, com destaque para o famoso ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, e cuja principal vantagem é a facilidade e versatilidade na utilização

O ChatGPT é capaz de realizar diferentes atividades, como criar respostas, produzir textos e até entender a linguagem humana e códigos de programação“, diz o portfolio da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE