fbpx

sexta, 26 de fevereiro de 2021

Empresas do PIM reduzem produção no combate à Covid-19

Apesar da redução pela metade no horário de funcionamento das fábricas, representantes do segmento dizem que a indústria está empenhada no combate à disseminação da doença.

26 de janeiro de 2021

Compartilhe

Decreto reduz pela metade a capacidade de produção das empresas instaladas no PIM (Foto: Reprodução)

Apesar de se demonstrarem se mostrarem preocupados com os impactos da determinação do governo estadual para que o Polo Industrial de Manaus (PIM) reduza o horário de produção das fábricas, representantes do setor no Amazonas afirmam que a prioridade agora é salvar vidas.

O Decreto n. 43.303 de 23 de janeiro de 2021, que estabeleceu em 12 horas por dia o funcionamento das indústrias do PIM, reduz pela metade a capacidade de produção das empresas.

Apesar disso, os representantes do segmento dizem que a indústria está empenhada, neste momento, no combate à disseminação da Covid-19.

Oxigênio

Além do reforço aos protocolos de segurança durante o período de atuação nas fábricas, as empresas têm repassado o abastecimento de oxigênio aos hospitais.

Segundo o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, as indústrias estão abrindo mão de receberem novas remessas de oxigênio para que os fabricantes possam atender à alta demanda dos hospitais.

“A mesma indústria que produz insumos está ajudando o sistema hospitalar a prestar o melhor serviço à população, doando alimentos e oxigênio. Assumimos o compromisso e daremos o nosso melhor para ajudar aos colaboradores e aos profissionais de saúde”, explicou.

Da mesma maneira, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, informa que os empresários estão unidos no propósito de implementar ações de combate à proliferação do novo coronavírus dentro das fábricas.

“Estamos focados em salvar vidas para que não haja uma terceira fase de epidemia da doença. Aderimos a um protocolo de segurança rígido, desde o primeiro momento”, disse. “No último ano tivemos perdas econômicas, sim. Mas, precisamos salvar pessoas, agora”, completou.

Medidas de segurança

Entre as medidas de segurança estão: a redução da quantidade de funcionários nos horários de trabalho, aferição de temperatura na entrada da empresa, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel.

“Em caso de qualquer alteração em temperatura o funcionário é imediatamente encaminhado a fazer exame”, disse o presidente da Fieam.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Cheia dos rios afeta produção agrícola nas calhas do Purus e Juruá

Em 13 municípios, manejos que ocorrem em áreas de várzea, como o cultivo de frutas e hortaliças, e a pecuária, foram interrompidos pela elevação do nível das águas.

26 de fevereiro de 2021

IR: acaba hoje prazo para empresas entregarem informes de rendimento

Segundo a Receita, o empregador que deixar de fornecer o comprovante dentro do prazo ou fornecer com inexatidão, ficará sujeito ao pagamento de multa de R$ 41,43.

26 de fevereiro de 2021

Grileiros vendem terras públicas no Sul do Amazonas até pelo Facebook

Decisão da Justiça Federal mostra que pecuaristas estão comprando terras públicas ou de áreas de conservação ambiental a espera da MP da Grilagem

26 de fevereiro de 2021

Caminhoneiros: MEI pode desburocratizar e baratear frete

Como MEI, trabalhadores autônomos poderão ter redução de 30% no pagamento de tributos e acesso à liberação de cargas por meio eletrônico.

26 de fevereiro de 2021

Índices de confiança da indústria e dos serviços caem em fevereiro

Índice de Confiança da Indústria recuou 3,4 pontos, na segunda queda consecutiva, e chegou a 107,9 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde setembro.

26 de fevereiro de 2021

13,4 milhões sem trabalho: Brasil bate recorde de desemprego em 2020

Com taxa média de desemprego de 13,5%, 2020 registrou o pior resultado desde o início da série histórica, em 2012, segundo números da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE.

26 de fevereiro de 2021

Amazonas continua sem resposta com relação ao imposto das bicicletas

Na última terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu um prazo de 24 horas para dar uma resposta a sobre a redução no Imposto de Importação sobre bicicletas.

25 de fevereiro de 2021

Pandemia reduziu em quase 70% o número de voos para Manaus

Manaus teve queda de 69% no receptivo em janeiro de 2021, em relação a janeiro de 2020. Para Abear, menor fluxo de passageiros no aeroporto é reflexo da pandemia da Covid-19.

25 de fevereiro de 2021