Pesquisa da CDL Manaus indica crescimento de 6% nas vendas dos produtos da Páscoa, com tiquete médio de R$ 150 e movimentando R$ 58 milhões no comércio manauara.
Segundo a CDL Manaus, 82% dos entrevistados vão comprar algum item na Páscoa (Foto: Reprodução)
Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), aponta o aumento nas vendas para a Páscoa, comemorado este ano no dia 17 de abril, no patamar de 6% em relação ao ano de 2021, com tiquete médio de aproximadamente R$ 150.
A estimativa é que a data movimente em torno de R$ 58 milhões de reais no comércio manauara. A pesquisa revela que 82,6% dos entrevistados vão fazer compras nesta páscoa. O gosto por chocolates (52,80%), é um dos principais motivos que influenciam na compra, seguido da tradição da data (19,10%); o costume de presentear (16,20%); outros motivos (7,00%); considera importante (4,20%), e retribuição por algum presente (0,70%).
Dados mostram ainda quem serão as pessoas presenteadas nesta data sazonal. Os filhos (as) aparecem no topo da lista com (59,50%), logo em seguida marido/esposa (43%), mae/pai (41,80%), sobrinho (a) (36,70%), irmão (a) (24,10%), colega de trabalho (13,90%), afilhado (12,70%), namorado (a) (11,40%), amigos (11,40%), outros (10,10%), neto (a) (7,60%) e enteado (a) (3,80%).
As preferências por produtos incluem caixas de bombons (68,40%), ovos de chocolate (49,40%), barras de chocolate (40,50%), ovos caseiros (36,70%), colomba pascal e “outros” com (5,1%). A maioria pretende gastar de R$ 101 a R$ 200 (46,80%).
As formas de pagamento à vista são as prediletas, com dinheiro (36,70%), o cartão de débito (34,20%) e o Pix (25,30%). O cartão de crédito parcelado é a opção de (21,50%); seguido por aqueles que pretendem comprar com cartão de crédito à vista (11,40%) e cartão de loja (1,30%).
Para os entrevistados, os principais fatores que a influenciarem a aquisição do presente para esta data é em primeiro lugar a qualidade dos produtos (77,20%), em segundo as promoções e descontos (72,20%), em terceiro a facilidade de pagamento (63,30%), em quarto a facilidade de acesso (43%) e em quinto a diversidade de produtos com (36,70%). O atendimento (34,20%), também influenciam, assim como a comodidade com (24,10%) e o frete grátis (16,50%).
A pesquisa da CDL Manaus foi realizada via Google Formulários através de e-mail marketing e aplicativo de mensagens instantâneas, entre 11 e 17 de março de 2022. No total, foram ouvidas 803 pessoas, entre homens e mulheres de 18 a 25 anos.
Com informações da Assessoria
Leia Mais: