fbpx

sexta, 21 de janeiro de 2022

Servidores Federais aprovam paralisações para o dia 18 de janeiro

Primeiras semanas de janeiro serão marcadas por entregas de cargos. Movimento é uma tentativa de pressionar o governo para ampliar o diálogo sobre os contracheques federais.

29 de dezembro de 2021

Compartilhe

Primeiras paralisações estão marcadas para o dia 18 de janeiro (Foto: Reprodução)

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) aprovou, na tarde desta quarta-feira (29), o calendário unificado de paralisações. De acordo com a entidade, que representa cerca de 200 mil servidores públicos federais, o movimento é uma tentativa de pressionar o governo para ampliar o diálogo sobre os contracheques das carreiras federais. As primeiras paralisações estão marcadas para o próximo dia 18 de janeiro.

Além disso, conforme informações do Fonacate, as primeiras semanas de janeiro serão marcadas por entregas de cargos comissionados “e manifestações diversas do funcionalismo”. Segundo o site Metrópolis, a decisão sobre uma possível greve geral de todas as categorias ficou para fevereiro.

“Diante da ausência de política remuneratória do governo federal, no momento em que a maioria dos servidores federais está com remuneração congelada desde 2017, acumulando, desde então, perdas inflacionárias medidas pelo IPCA de 27,2%, perdas essas que chegarão a 26,3% (IPCA acumulado + projeção Focus/Banco Central), somente no governo Bolsonaro (2019-2022), o único a não conceder reajuste geral ao funcionalismo federal nos últimos 20 anos, aprova o seguinte calendário de mobilização”, informou o Fonacate em comunicado.

Diante destas reivindicações, servidores da Receita Federal de todo o país já estão de braços cruzados. Na quinta-feira (23), delegados e chefes de divisão do Amazonas decidiram pela adesão aos indicativos ‘meta zero’, ‘operação padrão’ e ‘entrega de chefias’, após assembleia geral nacional. com isso, processos de desembaraços de cargas estão ocorrendo de forma minuciosa, o que demanda mais tempo e deve impactar a atividade produtiva no estado.

O movimento pleiteia o pagamento de uma gratificação associada à produtividade, que não foi incluído no orçamento aprovado pelo Congresso, como prometido pelo Ministério da Economia.

Em Manaus, 19 profissionais entregaram os cargos com o intuito de pressionar o governo.

Além disso, auditores que atuam no Porto de Santos, o maior na América Latina, iniciaram operação padrão na manhã desta quarta-feira, movimento que deve causar perdas de R$ 125 milhões na arrecadação diária com impostos do comércio exterior, segundo o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco).

Pressionado pela operação padrão dos auditores e pela ameaça de greve geral, o governo federal já articula a publicação de decreto que dá bônus a servidores da Receita Federal. De acordo com informações do jornal O Globo, já foi enviada à Casa Civil a minuta de um decreto que regulamenta o bônus por desempenho para os auditores da Receita.

Com informações do Metrópoles

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Produção de motos do PIM deve crescer quase 8% em 2022

Abraciclo projeta que a produção de motos deve atingir 1.290.000 unidades em 2022. Volume representa crescimento de 7,9% na comparação com as 1.195.149 produzidas em 2021.

21 de janeiro de 2022

Guias do ISS Autônomo 2022 já podem ser impressas via portal Manaus Atende

Prazo para pagamento em cota única, com desconto de 10% sobre o valor de lançamento, termina no dia 31. Contribuinte também poderá optar pelo pagamento parcelado.

20 de janeiro de 2022

Usuários do transporte coletivo podem recarregar cartão PassaFacil via PIX

Para fazer a recarga, é preciso informar o número do cartão e escolher o valor. Em seguida, será gerado um código para pagamento, via PIX, no banco de preferência do usuário.

20 de janeiro de 2022

Ghost Kitchen: novo modelo de negócios para restaurantes chega a Manaus

Uma Ghost Kitchen tem esse nome por não ter endereço fixo e não atender aos clientes no formato tradicional de um restaurante físico, basicamente elas atuam no delivery.

20 de janeiro de 2022

Auxílio Brasil deve injetar, no mínimo, R$ 84 bilhões na economia

Estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que 70% do montante se destinará ao consumo imediato. Pagamento iniciou na terça.

20 de janeiro de 2022

Gree lança novo ar-condicionado produzido na Zona Franca de Manaus

Gree lança ar-condicionado com novo design e tecnologia de purificação do ar, com produção na Zona Franca de Manaus onde emprega 1 mil funcionários.

20 de janeiro de 2022

Avanço da Ômicron pode derrubar produção de motocicletas no PIM este mês

Caso a queda na produção de janeiro se confirme, ela virá sobre números já negativos registrados em dezembro de 2021, em comparação a novembro, quando a produção caiu 32,9%.

20 de janeiro de 2022

Reajuste nos benefícios pagos pelo INSS é de 10,16% a partir de janeiro

O reajuste dos benefícios pagos pelo INSS a partir de 1º de janeiro de 2022 será de 10,16%. Aumento é aplicado também nas pensões pagas às vítimas da talidomida e outras.

20 de janeiro de 2022