fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

No AM, 19 auditores fiscais aderem a movimento nacional e entregam cargos

Movimento pleiteia pagamento de gratificação associada à produtividade, que não foi incluído no orçamento aprovado pelo Congresso, como prometido pelo Ministério da Economia.

23 de dezembro de 2021

Compartilhe

Auditores fiscais reduzem o ritmo de operações e param delegacias (Foto: Reprodução)

Delegados e chefes de divisão da Receita Federal do Amazonas decidiram pela adesão aos indicativos ‘meta zero’, ‘operação padrão’ e ‘entrega de chefias’, após assembleia geral nacional. A partir da tarde desta quinta-feira (23) os processos de desembaraços de cargas ocorrerão de forma minuciosa, o que demandará mais tempo e provavelmente impactará a atividade produtiva no estado.

O movimento pleiteia o pagamento de uma gratificação associada à produtividade, que não foi incluído no orçamento aprovado pelo Congresso, como prometido pelo Ministério da Economia.

Em Manaus, 19 profissionais entregaram os cargos com o intuito de pressionar o governo.

O vice-presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais do Estado do Amazonas (Sindifisco-AM), Marcos José de Souza Neto, informou que, 15 chefes de divisão e quatro delegados oficializaram a entrega dos cargos.

A ‘operação padrão’ consiste na vistoria mais detalhada do total das cargas, com exceção de medicamentos, insumos médicos, hospitalares e materiais perecíveis.

Outra ação aprovada pelos auditores em assembleia foi a ‘meta zero’, que estabelece a paralisação dos trabalhos nas delegacias da Receita Federal.

Normalmente, os processos de desembaraços de cargas podem ocorrer de três formas: automático, por análise documental e por verificação de carga. Nesta última o processo pode durar até oito dias.

“O Ministério da Economia descumpriu o compromisso que fez com os auditores. Pleiteamos a regulamentação do decreto que atualiza o acordo salarial. O vigente é de 2016. Retirar a verba de custeio da tecnologia é contribuir para o sucateamento do órgão que trabalha pela justiça fiscal no país e que garante a comercialização internacional”, destacou o vice-presidente.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Receita Federal nacional e em âmbito estadual, mas ambas as assessorias informaram que não iriam se posicionar.

Acordo com a indústria

Marcos Neto disse que o Sindifisco-AM entrou em contato com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) para tentar um acordo com as entidades.

O presidente do Cieam, Wilson Périco, disse que os empresários já estão em contato com os auditores a nível local e também de Brasília com o intuito de contribuir para a resolução do impasse.

“Também estamos em contato com Brasília na tentativa de ajudar a solucionar a situação, que se vier a acontecer trará impactos expressivos à atividade produtiva, não só à indústria, mas ao comércio também. Vamos trabalhar na esperança de solução para que atendam ao que foi acordado e não soframos as consequências de uma quebra de acordo”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Caminhoneiros recebem benefício emergencial a partir desta terça

O Benefício Caminhoneiro-TAC do Governo Bolsonaro tem validade até 31 de dezembro de 2022 e será pago em seis parcelas mensais, no valor de R$ 1 mil.

7 de agosto de 2022

Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no 1º semestre

Na divisão por setores da economia, os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano.

7 de agosto de 2022

Ataques de hackers fazem ANP adiar divulgação de preços da gasolina

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis informou que os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética da agência.

6 de agosto de 2022

Bancada do AM continua luta para sustar decreto de Bolsonaro contra a ZFM

Novo decreto tenta burlar a decisão do STF que preservou os produtos da Zona Franca que são submetidos a PPB. Petição será encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes.

5 de agosto de 2022

Santander destina R$ 2 milhões para projetos de emprego e renda no País

Dez instituições de todo o País serão contempladas com recursos para projetos de emprego e renda voltados para jovens e adultos com proposta de inclusão produtiva.

5 de agosto de 2022

Suframa promove debate sobre cenários da Bioeconomia até 2040

Inscrições para o “Fórum de Bioeconomia” estão abertas. Objetivo é alinhar diretrizes e ações efetivas de caráter estratégico com reflexos no desenvolvimento da região.

5 de agosto de 2022

Ronaldo ‘Fenômeno’ detalha criação da SAF em evento da Expert XP 2022

Ex jogador da Seleção Brasileira e de times nacionais e internacionais, Ronaldo "Fenômeno" detalhou como opera a primeira SAF do futebol do País.

4 de agosto de 2022

Fieam completa 62 anos e cobra cumprimento de liminar em favor da ZFM

Decreto presidencial publicado no fim de semana contraria decisão liminar do ministro do STF Alexandre de Moraes e determina nova redução do IPI para itens produzidos na ZFM.

3 de agosto de 2022