fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Secretária de Guedes ignora pleito do AM e, de novo, se cala sobre IPI

Reunião virtual do CAS durou menos de uma hora. Após pronunciamentos seguidos de três conselheiros em tons de cobrança à secretária, transmissão foi encerrada subitamente.

28 de abril de 2022

Compartilhe

Secretária da economia silencia cobrança dos empresários (Foto: Reprodução)

Ao conduzir, pela segunda vez, a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) e ser cobrada pelos empresários quanto ao cumprimento da promessa de que defenderia a Zona Franca de Manaus (ZFM) de ataques à continuidade do modelo, novamente a Secretária Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Consentino, se manteve em silêncio. Menos de uma hora após o início da reunião virtual do CAS, a transmissão foi encerrada subitamente e sem qualquer explicação. O corte do sinal veio após pronunciamentos de três conselheiros em tons de cobrança à representante do governo federal perante à Suframa.

A 303ª reunião ordinária do CAS foi transmitida por meio das redes sociais da Suframa na manhã desta quinta-feira (28). O encontro foi sucinto, algo inédito para as discussões em que os empresários analisam a submissão de pretensos projetos industriais ao Polo Industrial de Manaus (PIM).

Após a aprovação da pauta, Daniela e o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, não comentaram sobre o número de projetos aprovados nem sobre a previsão de investimentos e geração de empregos decorrentes dos projetos que receberam o aval para o desenvolvimento nos próximos três anos.

Empresários cobram ‘defesa’ à ZFM

Durante pronunciamento, o vice-presidente da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, disse que a preocupação, no momento, é o ‘tsunami’ ameaça desabar sobre a ZFM, ao se referir sobre os decretos de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O empresário cobrou Daniela em relação à promessa de que seria defensora da ZFM, palavra emitida durante a reunião do CAS em fevereiro deste ano, quando assumiu o cargo de secretária especial.

“Não somos contra o que está sendo feito (pelo Ministério da Economia). Tudo o que pedimos é que preservem os nossos direitos, a vantagem comparativa da ZFM, que está na Constituição. Gostaríamos de contar com a sua boa vontade. A senhora nos deixou alegre quando disse que a partir daquele momento (reunião do CAS em fevereiro) seria defensora da ZFM. Todos acreditamos nisso. Acreditamos que o bom senso vai prevalecer”, disse Azevedo.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, Ricardo Miranda, também demonstrou preocupação quanto aos reflexos da redução do IPI na redução dos empregos no PIM. Ele também pediu maior atenção à ZFM por parte da secretária.

“A classe trabalhadora do Amazonas está muito preocupada com a manutenção da ZFM e dos empregos. Queremos que os empresários continuem investindo no PIM e que os empregos sejam mantidos. Para isso, é necessário o diálogo e medidas que não afetem o polo industrial. Esperamos que a senhora seja uma porta-voz do trabalhador amazonense para que sejamos exitosos no desenvolvimento do estado”, externou o empresário.

O secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Júnior, também se pronunciou em defesa da ZFM.

“O modelo ZFM é importante para Manaus. Estamos irmanados com o governo do estado no intuito de tentar diálogo e mostrar que esse modelo é exitoso para o país e para o mundo. É necessário o engajamento de todos nessa luta”, disse.

A única palavra destinada em resposta ao pleito dos conselheiros, registrada pela secretária especial Daniela Consentino, foi de que anotou os pedidos e de que dará o encaminhamento.

“Tomei nota dos encaminhamentos e certamente faço esse papel de vocalizar e manter amplo diálogo com todo o setor produtivo e com todas as regiões. Tivemos ampla reunião com toda a equipe da secretaria para aprofundar o diálogo e buscar soluções”.

Secretária fugiu da imprensa

Na primeira reunião do CAS que presidiu, no dia 24 de fevereiro, um dia antes da publicação do primeiro decreto que reduziu as alíquotas do IPI, Consentino também não respondeu aos questionamentos da impresa sobre a questão e se limitou a dizer que seria “porta-voz” dos interesses do PIM em Brasília – promessa que vem sendo sistematicamente descumprida pela secretária conhecida como “Paulo Guedes de saias”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Saiba avaliar os custos envolvidos na compra da casa própria

Os gastos com a casa própria vão além do financiamento e precisam constar do planejamento, incluindo os gastos fixos mensais com água, luz, gás e internet.

28 de maio de 2022

Em Manaus, empresa oferta vagas de emprego na área da Segurança

A empresa não recebe currículos por e-mail ou contato telefônico e a candidatura é feita somente online, por meio de um perfil na rede social LinkedIn.

28 de maio de 2022

Fapeam inscreve propostas de CT&I em editais de R$ 25 milhões

Sete editais da Fapeam buscam o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas do Estado com incremento da Ciência, Tecnologia e Inovação e recursos que somam R$ 25 milhões.

27 de maio de 2022

Programa Manaus + Agro contempla 70 produtores no ramal do Brasileirinho

Produtores rurais da região receberam alevinos, sementes e kits de agricultura familiar. Além disso, foram entregues 10 toneladas de ração para avicultores e piscicultores.

27 de maio de 2022

Ipea: Uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar remotamente

Maioria dos trabalhadores que poderiam exercer atividades remotas é mulher (58,3%); branca (60%); com nível superior completo (62,6%); e tem idade entre 20 e 49 anos (71,8%).

27 de maio de 2022

Fundador do Grupo Digitron, Sung Un Song é o Industrial do Ano 2022

Título será concedido nesta sexta pela Fieam. Também serão homenageados os industriais Irani Bertolini e Gilberto Novaes e a empresa maior exportadora de 2021, a Recofarma.

27 de maio de 2022

Havan inaugura primeira megaloja em Manaus no dia 25 de junho

Nova Havan estará em anexo ao Shopping Manaus Via Norte. De acordo com a rede varejista, serão geradas 150 novas vagas de emprego diretos e cerca de 650 indiretos na capital.

27 de maio de 2022

5G poderá ser o ‘divisor de águas’ para a indústria do PIM, avalia Cieam

Segundo avaliação de representantes do setor, a nova tecnologia, caso implantada de forma satisfatória, poderá proporcionar agilidade ao processo produtivo, ao operacional.

27 de maio de 2022