fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Agora virtual, reunião do CAS blinda secretária Daniella Consentino

Reunião do CAS do próximo dia 28, que aconteceria presencialmente em Macapá, agora será exclusivamente virtual. Mudança acontece após redução do IPI que prejudica a ZFM.

14 de abril de 2022

Compartilhe

303ª reunião do CAS ocorrerá de forma virtual (Foto: Reprodução)

Depois de se colocar como a ‘porta-voz‘ dos interesses do Polo Industrial de Manaus (PIM) junto ao ministro Paulo Guedes, a secretária Especial de Produtividade e Competitividade do ministério, Daniella Marques Consentino, parece querer evitar um encontro cara a cara com empresários representantes da indústria e políticos amazonenses na próxima reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS).

‘Coincidentemente’ após o não cumprimento da promessa de excluir os itens fabricados pela Zona Franca de Manaus (ZFM) do decreto publicado em fevereiro que reduziu as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), feita pela alta cúpula do Ministério da Economia ao governador do Estado, a segunda reunião do CAS no ano, agendada para o dia 28 de abril, anteriormente anunciada para ocorrer presencialmente em Macapá (AP), agora será virtual. A informação foi confirmada pela autarquia.

De acordo com informações obtidas pelo Real Time1, antes de transformar a reunião do CAS em um encontro online, houve tentativas, por parte da Suframa, de transferir a reunião do Amapá para Rio Branco, no Acre. Sem sucesso, restou à autarquia a confirmação da reunião de forma virtual.

A assessoria de imprensa da Suframa não informou o motivo da mudança do formato de realização da 303ª reunião do CAS. Mas, ao mudar formato da reunião, Suframa blinda a secretária para não ser pressionada com cobranças sobre mudança do IPI.

A reunião do próximo dia 28 de abril será a segunda sob a presidencia de Consentino, que assumiu Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) em 3 de fevereiro.

Porta-voz sem voz

Na primeira reunião do ano, em 24 de fevereiro, dias antes da publicação do decreto que retirou a competitividade da ZFM em relação à indústria nacional, a secretária Especial de Produtividade e Competitividade, Daniella Marques Consentino, fugiu da imprensa quando começou a ser questionada sobre o conteúdo do dispositivo que seria publicado nos dias seguintes.

Porém, durante o primeiro pronunciamento, na reunião do CAS, ocasião em que tomou posse do cargo, Daniella Consentino, disse que o Ministério da Economia seria favorável à ZFM em sua decisão, se referindo à publicação do decreto. O que não aconteceu, na prática.

A reportagem questionou o Ministério da Economia na tentativa de confirmar a presença da secretária Daniella, mas até o fechamento da edição não obteve resposta.

Projetos

Em relação aos projetos previstos para a pauta da reunião, a assessoria informou que as informações como número de projetos, totais de investimentos e projeção de empregos ainda não foram fechadas e serão divulgadas posteriormente.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022

Comércio do Amazonas teve alta de até 20% nas vendas do Dia das Mães

Mais da metade dos estabelecimentos do comércio disse que as vendas do Dia das Mães cresceram entre 11% e 20% com destaque para pagamento no cartão parcelado.

25 de maio de 2022

Programa do Cetam realiza curso de criação de startups em Itacoatiara

Programa Trilhas de Empreendedorismo Digital vai receber 40 alunos para três dias de imersão no processo de criação de startups. Curso começa nesta quarta-feira (25).

25 de maio de 2022

Wilson Lima institui Sistema de Informações de Custos do Amazonas

Com o Sica, o governo vai ampliar o rigor no controle das informações com o objetivo de melhorar a qualidade dos investimentos. O sistema funcionará de forma eletrônica.

25 de maio de 2022

Operadoras de telemarketing vão ao STF contra uso do prefixo 0303

Argumento é de que a norma viola a Constituição por supostamente afetar o exercício de atividade empresarial e prejudicar a livre iniciativa e a busca do pleno emprego.

25 de maio de 2022

Fieam aponta distorção e afirma que ‘lista misteriosa’ prejudica o PIM

Fieam considera que a lista de produtos elaborada pela Suframa e pelo Ministério da Economia não atende às necessidades do PIM. Presidente da entidade demonstra preocupação.

25 de maio de 2022

Resultado preliminar do concurso público da PGE-AM é divulgado

Provas ocorreram no dia 17 de abril, quando quase oito mil candidatos concorreram a uma das 44 vagas ofertadas, sendo 37 para ampla concorrência e sete para PcDs.

25 de maio de 2022