fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Renovação de incentivos fiscais estaduais segue em compasso de espera

Sefaz afirma que o PL que prevê o novo texto da legislação fiscal está em tramitação na Casa Civil e deverá ser enviado à Aleam no início de dezembro.

26 de novembro de 2021

Compartilhe

Renovação dos incentivos fiscais seguem em compasso de espera (Foto: Reprodução)

O texto final do Projeto de Lei que propõe a nova política de incentivos fiscais estaduais deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) na próxima semana. A afirmação é da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM). Empresários da indústria estão na expectativa de tomar conhecimento do conteúdo final do projeto.

Conforme anúncios feitos anteriormente pelo governo, o projeto finalizado deveria ter sido encaminhado à Aleam na segunda quinzena de outubro.

O PL, elaborado pelo governo do estado, cria mecanismos de diversificação da matriz econômica e garantia de sustentabilidade de investimentos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Segundo o auditor da Sefaz-AM e coordenador do Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate), Nivaldo Chagas, a legislação recebeu poucas alterações, com ponderações por parte da Casa Civil.

“A Casa Civil fez algumas ponderações ao PL que somente agora parecem terem sido resolvidas. Acredito que, no máximo, na próxima semana o PL deve ser encaminhado à ALE”, informou.

A Lei estadual de incentivos fiscais atualmente em vigor no Amazonas é a Lei 2.826, de setembro de 2003, e tem validade até 2023.

Empresários na expectativa do texto final

O governador do estado, Wilson Lima, esteve em reunião com os empresários do setor industrial, ocasião em que assegurou a manutenção do texto (da Lei), nos moldes da legislação atual, o que para os empresários, garante segurança jurídica ao modelo ZFM.

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Júnior, disse que está na expectativa de acesso ao conteúdo do PL.

“Estamos aguardando o texto final do PL que será enviado à Aleam para a última análise”.

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, também disse que aguarda conhecer os ajustes feitos ao texto.

“Não vimos a minuta com a redação final do texto que deverá ser encaminhado para a Aleam. Tivemos algumas reuniões com o governo do estado, com a equipe técnica da Sefaz e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), fizemos algumas observações, mas ainda não tivemos acesso ao texto final”.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, a tramitação do conteúdo para a renovação da política fiscal estadual transcorre e forma transparente e satisfatória.

“A condução do governo estadual nesta questão foi irrepreensível. Todo o processo transcorreu de forma muito transparente e escorreita. O trâmite demonstrou o compromisso do governo estadual com o segmento industrial. A redação proposta sofreu apenas leves ajustes e calibragens necessárias em razão da defasagem natural que a vigente legislação apresenta, datada de 2003”, comentou o empresário.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Gree lança novo ar-condicionado produzido na Zona Franca de Manaus

Gree lança ar-condicionado com novo design e tecnologia de purificação do ar, com produção na Zona Franca de Manaus onde emprega 1 mil funcionários.

20 de janeiro de 2022

Avanço da Ômicron pode derrubar produção de motocicletas no PIM este mês

Caso a queda na produção de janeiro se confirme, ela virá sobre números já negativos registrados em dezembro de 2021, em comparação a novembro, quando a produção caiu 32,9%.

20 de janeiro de 2022

Reajuste nos benefícios pagos pelo INSS é de 10,16% a partir de janeiro

O reajuste dos benefícios pagos pelo INSS a partir de 1º de janeiro de 2022 será de 10,16%. Aumento é aplicado também nas pensões pagas às vítimas da talidomida e outras.

20 de janeiro de 2022

CDC/Aleam e Procon-AM fiscalizam testes de Covid-19 em Manaus

CDC/Aleam e Procon-AM fazem trabalho de conscientização e apuração da cobrança por testes de detecção de Covid-19 em oferta nos laboratórios e drogarias de Manaus.

20 de janeiro de 2022

TIM abre vagas para pessoas trans e oferece graduação gratuita

Parceria da TIM com consultoria Transcedemos abre vagas para população trans presencial e remoto e ainda com a vantagem de bolsa gratuita em universidade.

20 de janeiro de 2022

Afeam liberou R$ 184 milhões para pequenos empreendedores no Estado

Afeam teve crescimento de 73,5% nas operações de crédito entre 2020, com 9,8 mil repasses e 2021, com 21 mil repasses para o fomento dos pequenos negócios.

20 de janeiro de 2022

Planos de saúde terão que cobrir realização dos testes rápidos de Covid

De acordo com a resolução da ANS, a cobertura dos testes rápidos é obrigatória a pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave.

20 de janeiro de 2022

Anac também autoriza Latam a manter atividades com menos comissários

Agência Nacional de Aviação Civil já havia liberado a mesma medida para a Azul e Gol, por conta do surto de gripe e Covid-19 que tem afastado inúmeros profissionais.

20 de janeiro de 2022