fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Procura por táxi cresce incentivada pelas desistências de aplicativo

Conforme o Sintax-AM, de julho a outubro deste ano a demanda pelo transporte aumentou 30% em relação ao primeiro semestre deste ano.

28 de outubro de 2021

Compartilhe

Demanda por táxi aumentou 30% em relação ao primeiro semestre deste ano (Foto: Reprodução)

Taxistas têm registrado aumento na procura pelo serviço, resultante de migração de passageiros que utilizavam outras plataformas digitais de mobilidade urbana. Segundo o Sindicato dos Condutores Autônomos e Taxistas de Manaus (Sintax-AM), de julho a outubro deste ano a demanda pelo transporte aumentou 30% em relação ao primeiro semestre deste ano.

O presidente do Sintax-AM, José Carlos Sousa, comentou que a busca por transporte por meio de táxis segue crescente. Ele atribui o aumento na procura à migração dos passageiros que antes davam preferência aos aplicativos de transporte e que optaram pelo táxi pela rapidez no atendimento.

Devido às elevadas taxas cobradas pelas empresas de aplicativo por cada transporte efetuado, somado ao aumento no preço dos combustíveis, motoristas de aplicativo optam, em alguns casos, por cancelar a viagem após terem confirmado o chamado. A ação resulta em maior tempo de espera por parte do cliente.

Outro fator citado pelo taxista foi a retomada nas atividades presenciais em todos os setores econômicos.

“O cliente quer ser bem atendido, com rapidez, e não ficar esperando. A categoria também trabalha por meio de aplicativos de mobilidade voltados aos táxis, mas o motorista não é explorado. É vantajoso. Acreditamos em maior demanda para os próximos meses devido o avanço da vacinação”, comentou o presidente.

Migração de condutores

Segundo José Carlos Sousa, condutores que anteriormente deixaram os táxis para trabalhar como motoristas particulares por meio de aplicativos resolveram voltar ao segmento. O sindicato também registra procura por parte dos motoristas de aplicativo.

“Notamos uma reversão. Quando os aplicativos iniciaram as operações muitos taxistas foram trabalhar pelas plataformas. Agora, esses motoristas estão retornando. Outros, que trabalhavam somente pelos aplicativos estão procurando o sindicato para cadastro e atuação”, relatou.

Vá de Táxi

Dados do aplicativo Vá de Táxi apontam que em Manaus o volume de passageiros que buscou pelo serviço cresceu 2%. O mesmo percentual de incremento foi registrado no número de taxistas (2%) que ingressaram na categoria. O aumento, nas duas categorias, ocorreu ao longo de 2021.

Conforme a plataforma, o aumento na procura por táxis está relacionado à flexibilização das medidas restritivas e à retomada da economia, que levam ao aumento da demanda por mobilidade. A empresa afirma que em paralelo, está ocorrendo a migração de usuários de aplicativos de motoristas particulares para o táxi.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Carnaval e Covid: empresários temem perder mais vidas e não vendas

Empresários consideram que o possível cancelamento do carnaval poderá afetar o faturamento dos setores. Porém, destacam que o momento é de prevenção à saúde pública.

1 de dezembro de 2021

Garimpo no Madeira expõe falta de alternativas no interior, diz Sidney Leite

Segundo Sidney Leite, a cadeia produtiva da mineração beneficia a mais de 38 mil famílias que trabalham na calha do Madeira, principalmente nas proximidade de Humaitá.

30 de novembro de 2021

No Brasil, desemprego cai 1,6 ponto percentual e atinge 12,6%

Número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.

30 de novembro de 2021

Produtor terá acesso a linhas de crédito especiais durante Expoagro

Ao menos cinco instituições financeiras vão participar da Exposição Agropecuária ofertando linhas de crédito em condições especiais para o produtor rural do Amazonas.

30 de novembro de 2021

Desemprego cai, mas informalidade ainda atinge 59% dos amazonenses

Taxa de desocupação do estado caiu 2,3 pontos percencetuais no 3º trimestre, passando de 15,8%, entre abril e junho, para 13,4% entre julho e setembro, segundo dados do IBGE.

30 de novembro de 2021

Sob expectativa do público, Havan não tem data de inauguração em Manaus

A empresa se restringiu em informar que a unidade da Havan será inaugurada em 2022 e que os planos foram afetados pela pandemia e por reflexos no setor de construção civil.

30 de novembro de 2021

Conhecimento é vital para a sobrevivência de empresas, diz especialista

O prof. Marcelo Miyashita, um dos mais reconhecidos profissionais de marketing do país, estará em Manaus ministrando dois cursos sobre Networking e Gestão de Atendimento.

30 de novembro de 2021

Férias e 13º: proteção e lucro para o dinheiro extra que está chegando

Entrevistado na TV RealTime1, o consultor econômico Igor Queiroz lembrou que é importante definir o prazo que o dinheiro poderá ficar investido antes de escolher seu destino.

30 de novembro de 2021