fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Prefeitura e Associação Comercial do AM discutem destino do Garajão

Processo para o leilão do Edifício Garagem está pronto e aguarda avaliação do prédio para definição da data. Leilão faz parte do projeto de revitalização da área central.

15 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Edifício Garagem será leiloado em abril pela Prefeitura (Foto: Reprodução)

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (15) entre a Associação Comercial do Amazonas (ACA) e a prefeitura de Manaus discutiu os primeiros passos para o leilão do Edifício Garagem, mais conhecido como Garajão, localizado na Avenida Floriano Peixoto, no Centro da capital. De acordo com informação repassada pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o prédio deverá ser leiloado em abril. O leiloeiro, que é o organizador de leilões, chega nesta terça-feira (15) a Manaus para realizar a avaliação do prédio e designar o valor de oferta do imóvel público.

O titular da Semad, Ebenezer Bezerra, afirmou que o leilão faz parte do projeto de revitalização da área central da cidade e que a Prefeitura considerou importante consultar as entidades comerciais para ouvir as necessidades do segmento e os impactos decorrentes do leilão. Bezerra informou que todo o processo está pronto e após a avaliação a data do leilão será marcada.

“Nosso intuito é aproximar a gestão pública às instituições que representam o comércio, em primeiro momento em razão do Edifício Garagem, que será leiloado. A participação das entidades é fundamental porque a ação com o prédio afeta diretamente o movimento das pessoas e a atividade comercial no centro da cidade”, disse.

Novas reuniões ocorrerão, agora com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM).

Empresários do setor que participaram do encontro aproveitaram a ocasião para solicitar maior segurança e planejamento para o centro da cidade. Eles sugeriram que a Prefeitura busque soluções financeiras para investimento na região.

Semad descarta risco de desabamento

Conforme o secretário, após visita ao Garajão constatou que a estrutura é segura. Ele descartou a possibilidade de desabamento.

“Transitei por todos os andares do prédio e vi que não há risco de desabamento. Não existem rachaduras, mas somente fissuras que são decorrentes do desgaste estrutural, da construção civil”.

Última avaliação do edifício, realizada em 2019, orçou o Garajão em R$15 milhões.

ACA comemora

O presidente da ACA, Jorge Lima, considerou a iniciativa da Prefeitura como positiva e disse que a ocupação do Edifício Garagem contribuirá para a redução dos números de assaltos, na área.

“A retomada do funcionamento do Edifício Garagem será positiva para o comércio porque vai contribuir para a revitalização da área. Aquele local é um elefante branco que está abandonado sendo invadido por vândalos. Recebemos muitas reclamações dos comerciantes da redondeza”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022

Comércio do Amazonas teve alta de até 20% nas vendas do Dia das Mães

Mais da metade dos estabelecimentos do comércio disse que as vendas do Dia das Mães cresceram entre 11% e 20% com destaque para pagamento no cartão parcelado.

25 de maio de 2022

Programa do Cetam realiza curso de criação de startups em Itacoatiara

Programa Trilhas de Empreendedorismo Digital vai receber 40 alunos para três dias de imersão no processo de criação de startups. Curso começa nesta quarta-feira (25).

25 de maio de 2022

Wilson Lima institui Sistema de Informações de Custos do Amazonas

Com o Sica, o governo vai ampliar o rigor no controle das informações com o objetivo de melhorar a qualidade dos investimentos. O sistema funcionará de forma eletrônica.

25 de maio de 2022

Operadoras de telemarketing vão ao STF contra uso do prefixo 0303

Argumento é de que a norma viola a Constituição por supostamente afetar o exercício de atividade empresarial e prejudicar a livre iniciativa e a busca do pleno emprego.

25 de maio de 2022

Fieam aponta distorção e afirma que ‘lista misteriosa’ prejudica o PIM

Fieam considera que a lista de produtos elaborada pela Suframa e pelo Ministério da Economia não atende às necessidades do PIM. Presidente da entidade demonstra preocupação.

25 de maio de 2022

Resultado preliminar do concurso público da PGE-AM é divulgado

Provas ocorreram no dia 17 de abril, quando quase oito mil candidatos concorreram a uma das 44 vagas ofertadas, sendo 37 para ampla concorrência e sete para PcDs.

25 de maio de 2022