fbpx

domingo, 03 de julho de 2022

‘Open Delivery’ é proposta da Abrasel para melhorar lucro dos restaurantes

'Open Delivery' é uma ferramenta tecnológica que visa a criação de um ambiente harmonioso entre os operadores de delivery e os restaurantes para melhorar o serviço.

3 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Proposta é ampliar concorrência entre os aplicativos de entrega (Foto: Reprodução)

Uma ferramenta tecnológica que padroniza as operações de entrega de alimentos e conversa com todos os softwares da cadeia do delivery (os sites de oferta, os aplicativos de locomoção, os programas de gerenciamento dos restaurantes e outros). Essa é a proposta do ‘Open Delivery‘, lançado pela  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no ano passado, mas que começa a ter as primeira aplicações práticas agora em janeiro, com a missão de melhorar a margem de lucro dos restaurantes e ampliar a concorrência entre os serviços de entrega.

“Agora em janeiro pelo menos 70 operadores de softwares de gerenciamento de restaurantes estarão fazendo uso do ‘Open Delivery’ em seus sistemas”, diz o co-criador e conselheiro da Abrasel, Célio Salles com exclusividade ao RealTime1.

De acordo com Salles, a pandemia de Covid-19, em 2020 ampliou absurdamente a demanda de delivery de refeições e para sobreviver, muitos restaurantes tiveram que aderir ao sistema. Acontece que na experiência, os proprietários foram observando distorções na adaptação do serviço ao seu tipo de negócio. “A proposta do ‘Open Delivery’ é essa: criar um ambiente mais confortável onde o restaurante possa trabalhar com vários agentes e os softwares possam ‘conversar’ entre sí”, diz.

O conselheiro da Abrasel explica que há certa vulnerabilidade na forma como o mercado de delivery está delimitado hoje. A saída da Uber Eats da entrega de alimentos, após a aprovação da Lei 1665/2020 que obriga reparações de entregadores em casos de acidente e outros auxílios, em janeiro, deixou o Ifood com mais de 90% do mercado. “O Ifood responde por 80% das entregas, a Uber Eats, 15% (o aplicativo larga o segmento em março) e os demais, ficam com 5%), informa.

São esses 5% que a Abrasel quer que o ‘Open Delivery’ acolha, ampliado a concorrência para tentar diminuir a tarifa do serviço para os restaurantes que hoje está, em média, em 30%. “E ai hoje, muitas vezes o cliente não quer pagar uma taxa de entrega, então o restaurante acaba tendo que vender mais barato no delivery do que faria no presencial”, ilustra Célio Salles. Com a ferramenta, a expectativa é que outros aplicativos adequem a tarifa para valores mais vantajosos aos restaurantes.

No caso dos entregadores, Célio Salles adianta que está no plano da Abrasel desenvolver soluções para que eles tenham também vantagens e melhores ganhos, inclusive para que possam fazer o serviço de entregas sem a intermediação do aplicativo, ficando livre de taxas. “Agora é preciso mudar a percepção do consumidor que não reconhece que é preciso pagar pelo serviço de entrega. Hoje mais de 50% de quem pede delivery busca taxa grátis de entrega. Só que alguém paga essa entrega e são os restaurantes. Talvez seja o caso de uma campanha nacional”, sugere.

Texto: Emerson Medina

Leia Mais

Leia mais sobre Economia & Negócios

Receita Federal alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix

A Receita Federal informa que jamais fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. Os fraudadores fornecem documentos falsos de notificação.

2 de julho de 2022

Aumenta o número de brasileiros endividados acima de 60 anos

Ao todo, o país tem 66,1 milhões de endividados – recorde da série histórica iniciada em 2016. Antes, o pico do endividamento foi atingido em abril de 2020, com 65,9 milhões.

2 de julho de 2022

Leis que beneficiam policiais e professores são sancionadas no AM

Governador do Amazonas beneficia policiais civis com equiparação da aposentadoria e professores da rede pública estadual de ensino com 14º e 15º salários.

2 de julho de 2022

Manaus vai sediar maior evento de networking de Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para o ‘AATEC Day 2022’, evento gratuito voltado para gestores e profissionais de Tecnologia e Inovação. Evento vai acontecer em 23 de julho.

1 de julho de 2022

Micro e pequenas empresas poderão renegociar dívidas com a União até 31 de outubro

Inadimplência tributária pode ocasionar a exclusão do Simples Nacional, importante regime criado para as MPE, que proporciona o recolhimento de impostos em via única.

1 de julho de 2022

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética a partir de hoje

Nova etiqueta traz três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Além disso, um QR Code vai remeter ao status do refrigerador.

1 de julho de 2022

AM pode atrair investimentos de bancos internacionais, diz BNDES

Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, participa de eventos que discutem investimentos e economia verde da Amazônia, em Manaus com bancos internacionais.

1 de julho de 2022

Festa do Leite e Feira Agropecuaria devem injetar R$ 5 milhões em Autazes

Festa do Leite e Feira Agropecuária de Autazes terão instituições bancarias com oferta de linhas de créditos voltadas para produtores do setor rural do município.

30 de junho de 2022