Fui App se posiciona a favor de motoboys quee receberam notícia do fim das atividades da Uber Eats, após sanção de lei que amplia direitos de entregadores de refeições.
Fui App opera com mais de 12 mil motoboys e motoristas (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
Aplicativo brasileiro Fui App, focado em cidades do interior se manifestou solidário aos motoboys que receberam no início do ano a notícia do fim das atividades da Uber Eats, braço da Uber para delivery de alimentos. A Uber Eats anunciou o fim das operações no Brasil, após a sanção da Lei 14.297/22, de autoria do deputado federal Ivan Valente (PSOL) que obriga os aplicativos a garantir recursos de segurança e saúde aos condutores.
Segundo manifesto público da Fui App, a perda de um concorrente neste mercado prejudica o principal agente da cadeia: os entregadores. “Foram eles que mais foram beneficiados com essa competição em que estamos inseridos. Em um momento de pandemia e crise econômica, assumimos um papel que vai além do econômico. É oportunidade de trabalho e renda para milhares de pessoas”, ressaltou o CEO do negócio, André Justino.
Criada em Minas Gerais, a startup brasileira focou a oferta de serviços em cidades do interior, que comumente estão longe dos planos de investimentos dos aplicativos estrangeiros. O Fui App oferece serviços de delivery, entregas e também transporte de passageiros, com veículos com cadeirinhas para crianças e mulheres prestando serviço de transporte para mulheres. O aplicativo destaca como seu diferencial a presença de um gestor local em cada cidade onde tem atendimento.
Sobre a lei 14.297/22, que obriga os aplicativos do setor a oferecerem seguro contra acidentes, itens de proteção pessoal e auxílio aos entregadores em caso de infecção pelo coronavírus, o Fui App entende que a regulamentação é um processo natural, onde os marcos legais vão se estabelecendo. O CEO do aplicativo se diz pronto para atender essas novas normas. “Temos um trabalho que foca na relação próxima com nossos entregadores. Eles sabem quem está gerindo o mercado local pelo aplicativo. Exatamente por isso entendemos quais demandas eles têm”, disse André Justino.
Atualmente o Fui está presente em mais de 30 municípios brasileiros e reúne mais de 12.900 entregadores e motoristas. Em Minas Gerais o App está em Uberlândia, Uberaba, Itaúna, Pará de Minas, Araxá, Formiga, Alpinópolis e Caratinga. Em São Paulo a atuação ocorre em Barretos, Sertãozinho, Franca, Americana e Santa Bárbara d’Oeste. Em outros Estados o Fui opera em Guarapari (ES), Maceió, Porto Velho, Linhares (ES), Teixeira de Freitas (BA), Eunápolis (BA), São Mateus (ES), Araranguá (SC) e Tianguá (CE).
Com informações da Assessoria
Leia Mais: