fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

IPI: lideranças do AM aguardam decreto para definir ações

Parlamentares não escondem a desconfiança com relação a uma possível quebra do acordo firmado entre bancada e Governo com o Ministério da Economia pela reedição do decreto.

31 de março de 2022

Compartilhe

Publicação de novo Decreto com reduções do IPI é esperada para esta quinta-feira (Foto: Reprodução)

Pessimistas com relação à nova redação do Decreto Presidencial que vai reduzir ainda mais as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), parlamentares do Amazonas aguardam a publicação do texto, prometida para esta quinta-feira (31), para elaborar ações que revertam possíveis prejuízos à competitividade do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

Durante evento que apresentou os nomes que vão compor a chapa de candidaturas do PSD para a Câmara Federal nas próximas eleições, realizado na manhã de hoje, tanto o senador Omar Aziz, quanto o vice-presidente da Câmara Federal, deputado Marcelo Ramos, foram bastante cautelosos ao comentar sobre as expectativas com relação ao conteúdo do novo Decreto.

Apesar disso, não esconderam a desconfiança com relação a uma possível quebra do acordo feito com a bancada federal e o governo do Amazonas, por parte de equipe econômica de Paulo Guedes.

“As informações que eu tenho é de que [o Decreto] não é aquilo que nós acordamos. Espero que eu esteja equivocado. Não quero falar muito, e nem me estender, porque ainda não saiu o Decreto. Só posso fazer esse comentário após sair o Decreto. A informação que tenho é de que estão fazendo [as exclusões do Decreto] em itens e o acertos era [excluir] todos os produtos que têm Processo Produtivo Básico”, declarou Omar.

Seguindo a mesma linha, o deputado Marcelo Ramos afirmou que caso as exclusões de produtos que terão o IPI reduzido venham em itens, o governo federal estará quebrando o acordo feito com o Amazonas e prometeu reação.

“Não podemos fazer nada antes de saber o conteúdo do Decreto. Como o governo tem que, obrigatoriamente, publicar um Decreto hoje, vamos esperar a publicação para sabermos o que fazer. Se o Decreto cumprir o acordo iremos elogiar o governo. Se romperem o acordo e criarem uma lista que prejudique o Amazonas, tirando, por exemplo, bens de informática e concentrados de refrigerantes, nós iremos reagir”, prometeu o vice-presidente da Câmara.

Cieam também mantém cautela

O presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, mantém o discurso alinhado com os parlamentares do Estado e afirma que aguarda a publicação do texto final para se posicionar.

“A informação que temos é de que o Decreto deve ser publicado hoje. Tudo aquilo que poderia ter sido feito, deveria ter sido feito nos dias que antecederam, depois da reunião com o presidente Bolsonaro, até hoje. Temos que aguardar, ver o teor desta nova redação para poder nos posicionarmos”.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

STF valida Lei do AM que iguala salários de escrevente com o de analista

Para o STF, a lei amazonense não promoveu a transposição de servidores ou o provimento de cargos sem concurso público, apenas deu isonomia para categoria em extinção.

21 de maio de 2022

MPAM pede anulação de prova do concurso da Sefaz para Auditor

O Ministério Público identificou que prova tinha questões que fugiram ao que estava previsto no edital e pediu pela suspensão do exame para a categoria.

21 de maio de 2022

Faturamento do varejo cresce 3,5% em relação ao período pré-pandemia

Para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus, a abertura de novos empregos na capital impulsionou os resultados, contribuindo para a recuperação do segmento.

21 de maio de 2022

Lei de tempo de espera máximo para atendimento é sancionada, no AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas destaca que, para que o consumidor consiga indenização perante a Justiça, é necessário recorrer ao Poder Judiciário.

20 de maio de 2022

PL destina recursos do pré-sal para políticas de pesca e aquicultura

Projeto de Lei 6114/19 destina para as políticas de aquicultura e pesca dos estados e municípios até 1% dos recursos arrecadados pela União com venda dos barris de petróleo.

20 de maio de 2022

PIM poderá ganhar fábrica da Tesla, empresa de Elon Musk, diz colunista

Informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Em setembro do ano passado, a empresa apresentou, pela primeira vez, um protótipo de um veículo de duas rodas.

20 de maio de 2022

Em 4 meses, a arrecadação tributária do AM cresce 4% e supera R$ 5 bi

Crescimento reflete o bom desempenho da atividade comercial, e ainda, do subsetor de postos de combustíveis, que registraram alta na arrecadação, respectivamente, de 6% e 10%

20 de maio de 2022

Governo publica decreto com regras para mercado de carbono

Medida exige que os ministérios do Meio Ambiente e da Economia criem um plano de mitigação das mudanças climáticas, em que serão definidas metas de emissão de gases.

20 de maio de 2022