fbpx

sexta, 21 de janeiro de 2022

Idam e Ufam apoiam projeto de incentivo de jovens ao cooperativismo

Objetivo é estimular a participação do público jovem na construção de estratégias que possibilitem o desenvolvimento rural sustentável das atividades da agricultura familiar.

28 de dezembro de 2021

Compartilhe

Ações são voltadas ao fortalecimento de associações e cooperativas em Parintins (Foto: Reprodução)

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e associações comunitárias, iniciou na última semana um projeto que incentiva jovens a participar de atividades voltadas ao fortalecimento de associações e cooperativas do município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).

O objetivo é estimular a participação do público jovem na construção de estratégias que possibilitem o desenvolvimento rural sustentável das atividades da agricultura familiar, praticadas por organizações sociais das comunidades de Nossa Senhora do Rosário, Maranhão, Terra Preta e Ponta Alta. Participam do projeto lideranças comunitárias experientes e jovens rurais.

De acordo com a técnica em recursos pesqueiros e responsável pelo projeto, Adria Albuquerque, as comunidades irão participar de várias etapas do projeto, desde a apresentação das demandas para seleção dos temas até a indicação dos locais para a realização de oficinas. O Idam Parintins entrará com apoio no planejamento de oficinas, rodas de conversa e atividades culturais sobre educação no campo, protagonismo juvenil e territorial.

Ainda segundo Adria, a iniciativa foi bem aceita pelos jovens das comunidades rurais.

“A recepção do projeto está sendo de forma positiva. A primeira comunidade a iniciar foi a comunidade Nossa Senhora do Rosário. Durante a atividade foi elaborado um questionário para exposição do projeto e das ações em parceria que visam o desenvolvimento econômico e social da comunidade”, destacou Adria, ao ressaltar que o primeiro encontro contou com a participação de 32 participantes.

Projeto

O projeto surgiu como parte de experiências realizadas em atividades de extensão pela Ufam, com lideranças comunitárias e jovens a partir de 16 anos.

A iniciativa conta com a coordenação externa da professora Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos, e o apoio técnico da Unidade Local do Idam em Parintins e instituições parceiras como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), cooperativas e associações comunitárias.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Produção de motos do PIM deve crescer quase 8% em 2022

Abraciclo projeta que a produção de motos deve atingir 1.290.000 unidades em 2022. Volume representa crescimento de 7,9% na comparação com as 1.195.149 produzidas em 2021.

21 de janeiro de 2022

Guias do ISS Autônomo 2022 já podem ser impressas via portal Manaus Atende

Prazo para pagamento em cota única, com desconto de 10% sobre o valor de lançamento, termina no dia 31. Contribuinte também poderá optar pelo pagamento parcelado.

20 de janeiro de 2022

Usuários do transporte coletivo podem recarregar cartão PassaFacil via PIX

Para fazer a recarga, é preciso informar o número do cartão e escolher o valor. Em seguida, será gerado um código para pagamento, via PIX, no banco de preferência do usuário.

20 de janeiro de 2022

Ghost Kitchen: novo modelo de negócios para restaurantes chega a Manaus

Uma Ghost Kitchen tem esse nome por não ter endereço fixo e não atender aos clientes no formato tradicional de um restaurante físico, basicamente elas atuam no delivery.

20 de janeiro de 2022

Auxílio Brasil deve injetar, no mínimo, R$ 84 bilhões na economia

Estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que 70% do montante se destinará ao consumo imediato. Pagamento iniciou na terça.

20 de janeiro de 2022

Gree lança novo ar-condicionado produzido na Zona Franca de Manaus

Gree lança ar-condicionado com novo design e tecnologia de purificação do ar, com produção na Zona Franca de Manaus onde emprega 1 mil funcionários.

20 de janeiro de 2022

Avanço da Ômicron pode derrubar produção de motocicletas no PIM este mês

Caso a queda na produção de janeiro se confirme, ela virá sobre números já negativos registrados em dezembro de 2021, em comparação a novembro, quando a produção caiu 32,9%.

20 de janeiro de 2022

Reajuste nos benefícios pagos pelo INSS é de 10,16% a partir de janeiro

O reajuste dos benefícios pagos pelo INSS a partir de 1º de janeiro de 2022 será de 10,16%. Aumento é aplicado também nas pensões pagas às vítimas da talidomida e outras.

20 de janeiro de 2022