fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Sicredi chega em Manaus e abre primeira agência financeira cooperativa

A chegada ao Amazonas reforça o movimento de crescimento do cooperativismo de crédito nas regiões Norte e Nordeste. Pretensão é abrir até 20 agências.

30 de setembro de 2020

Compartilhe

Instituição financeira cooperativa pretende abrir 20 agências no Estado nos próximos anos (Foto: Divulgação)

O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com mais de 4,7 milhões de associados, dá mais um passo na expansão pelo território nacional e abre a sua primeira agência no Amazonas, na capital Manaus.

A abertura da agência Soberane, como é chamada, ocorreu nesta segunda-feira (28) e está localizada na rua Salvador, n° 440, no Edifício Soberane Mall, no bairro Adrianópolis. A agência Soberane se junta às 1.947 agências do Sicredi no País, localizadas em 1.440 cidades brasileiras, conforme números compilados até o fim de agosto.

“A chegada ao Amazonas reforça o movimento de crescimento do cooperativismo de crédito nas regiões Norte e Nordeste. Estamos muito orgulhosos de estarmos mais próximos da comunidade amazonense, colaborando com o seu desenvolvimento por meio da nossa atuação”, afirma o presidente da cooperativa Sicredi Vale do Cerrado (que atende os estados de Mato Grosso e Amazonas), Sérgio Dezordi. Ele frisa que a abertura da agência no Estado tem apoio dos amazonenses, que demonstraram total interesse em ter a instituição financeira cooperativa na região.

Projetada com base em padrões da arquitetura moderna, a agência Soberane oferece todo conforto e comodidade aos associados. A disposição dos ambientes e do mobiliário proporciona mais proximidade e interação, um espaço totalmente pensado para oferecer a melhor experiência a quem precisa de atendimento presencial. Possui áreas de convivência, espaços coworking e estacionamento exclusivo, facilidades para o dia a dia de quem vai à agência.

A Sicredi disponibiliza um portfólio completo de produtos e serviços financeiros atrelados aos ideais e diferenciais do cooperativismo de crédito e fomentando o desenvolvimento local.

Expansão

A agência Soberane está localizada em uma região central da Capital. No cronograma de expansão está prevista a abertura, ainda em 2020, da segunda agência, no Shopping Amazonas, e a terceira agência na Capital em 2021.

A cooperativa projeta a inauguração de 20 agências nos próximos anos com investimento previsto de R$ 20 milhões. Na lista de cidades que terão presença física do Sicredi estão Coari, Iranduba, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Tefé e Parintins, no interior do Estado. Além da presença física das agências, qualquer pessoa pode se associar ao Sicredi através de uma conta digital por meio do “Woop Sicredi”. Para abrir a conta digital, a pessoa deve baixar o aplicativo nas lojas na App Store ou Google Play e contar com um atendimento totalmente digital.

“O Sicredi leva muito mais do que produtos e serviços financeiros às comunidades onde atua. Ele leva desenvolvimento econômico e social, pois desenvolve projetos de responsabilidade social como o Programa União Faz a Vida, o Fundo Social, que envolvem as comunidades. O Sicredi atua para proporcionar crescimento e melhorar a qualidade de vida dos seus associados e das comunidades onde está presente”, comenta o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.

Cooperativismo

A afirmação do presidente é comprovada por um estudo, encomendado pelo Sicredi à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e publicado em fevereiro deste ano, que avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do IBGE. O estudo concluiu que o cooperativismo de crédito incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local. O impacto agregado em 1,4 mil municípios que passaram a contar com uma ou mais cooperativas durante o período do estudo foi de mais de R$ 48 bilhões em um ano. As cooperativas também foram responsáveis pela criação de 79 mil novas empresas e pela geração de 278 mil empregos.

Os dados comprovam os benefícios gerados pelo cooperativismo de crédito e mostram que, mesmo na era digital, a presença física nos municípios é importante para o desenvolvimento local, o que o Sicredi faz há mais de um século no Brasil.

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021