Proposta de redução do IPI, se executada, deve ignorar produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, de acordo com presidente da Eletros, após reunião com o ministro Guedes.
Ao presidente da Eletros, o ministro Paulo Guedes reafirmou compromisso com a ZFM (Foto: Reprodução)
Reunião realizada por videoconferência entre representantes da indústria e o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a medida de redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), resultou na garantia de que a produção da Zona Franca de Manaus (ZFM) será preservada caso o governo federal decida reduzir o imposto em outros Estados.
A informação é do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Júnior, que participou do encontro online.
Até a reunião, havia apreensão do setor industrial no Amazonas quanto ao interesse do Ministério da Economia de reduzir o IPI aplicado em outros Estados, o que poderia comprometer as vantagens comparativas do Polo Industrial de Manaus (PIM) – que já conta com desconto no tributo como base dos incentivos para o setor.
Segundo Jorge Júnior, Paulo Guedes aceitou receber uma lista com todos os itens produzidos na Zona Franca para que eles não entrem na redução do IPI no território nacional.
“Foi uma ótima reunião e o ministro Guedes se mostrou muito aberto às propostas da indústria”, destacou Jorge Júnior. O presidente da Eletros diz que Guedes teria afirmado na reunião: “Não tomarei nenhuma medida que prejudique a Zona Franca”.
Participaram da reunião representantes de 15 entidades da indústria no chamado ‘Consórcio da Indústria’. Agora, informou Jorge Júnior, a Eletros vai atuar junto com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para começar a levantar, na próxima segunda-feira (14), a lista dos produtos a serem blindados em caso de redução do IPI.
Texto Emerson Medina
Leia Mais