A partir de 8 de março os trabalhadores poderão seguir atuando nas entregas, mas relacionadas aos itens comercializados por supermercados, atacadistas e lojas especializadas.
Entregadores perderão até 40% da renda por migração do Uber Eats (Foto: Reprodução)
Entregadores que operam pela plataforma Uber Eats, em Manaus, devem ter redução de até 40% nos ganhos mensais decorrente da desativação do serviço de entrega de comidas de restaurantes. A partir de 8 de março os trabalhadores poderão seguir atuando nas entregas, mas relacionadas aos itens comercializados por supermercados, atacadistas e lojas especializadas.
A assessoria da Uber não informou a quantidade de entregadores parceiros cadastrados pelo Uber Eats na capital, e esclareceu que os trabalhadores foram convidados para migrarem para os serviços de entrega que passam a compor a cartela de serviços da empresa, a partir de março.
De acordo com o presidente da Associação dos Motoristas e Entregadores por Aplicativo do Estado do Amazonas (Ameap–AM), Alexandre Matias, a alteração no serviço de entrega anunciado pela Uber gerará desemprego e redução de renda estimada entre 35% e 40%, mensal.
Matias explica que muitos entregadores operam somente por meio do Uber Eats por ser uma plataforma popular e que conta com a maior cartela de clientes. Quem trabalha comente com o Uber Eats precisará adotar outra alternativa de trabalho ou migrar para outra plataforma.
“A associação conta com aproximadamente 12 mil entregadores por aplicativo. Os trabalhadores terão perda de renda e a alternativa será migrar para as outras plataformas porque quem conduz uma motocicleta não terá condições de transportar produtos maiores como por exemplo, televisão. O transporte de alimentos é prático de ser feito por moto. Nem todos conseguirão migrar para esses outros serviços”, comentou.
“A Uber vai alterar sua estratégia de Delivery no Brasil, desativando o serviço de intermediação de entrega de comida de restaurantes. A partir de agora, a empresa vai trabalhar em duas frentes: com a Cornershop by Uber, para serviços de intermediação de entrega de compras de supermercados, atacadistas e lojas especializadas; e de entrega de pacotes pelo Uber Flash.
O serviço de intermediação de entrega de comida continuará disponível até o dia 7 de março. Depois desta data, os usuários poderão usar o app do Uber Eats para aproveitar a melhor seleção de supermercados e atacadistas do Brasil, assim como itens de decoração, papelaria, bebidas e produtos para pets, entre outros. A Cornershop by Uber está disponível em mais de 100 cidades em todo o Brasil e, em 2021, quase triplicou o número de pedidos.
A Uber também expandirá o Uber Direct, produto corporativo que permite que lojas façam entregas no mesmo dia para seus clientes. Esta modalidade cresceu cerca de 15 vezes em número de viagens ao longo dos últimos 12 meses, impulsionada pela demanda de grandes marcas que aderiram ao serviço.
A Uber segue seu compromisso com seus mais de 1 milhão de motoristas parceiros que geram renda fazendo viagens e entregas pela plataforma – o volume de viagens no Brasil já é maior do que o registrado no período anterior à pandemia. A empresa seguirá expandindo produtos para outros meios de transporte, como motos e táxis. “A combinação única de nossa escala e tecnologia de ponta em mobilidade e entrega permitirá aos nossos usuários ir a qualquer lugar e conseguir o que quiserem”, disse o porta-voz da Uber”.
Texto: Priscila Caldas
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